Gestantes e lactantes serão imunizadas nesta quarta-feira

  • Vacinação será realizada na Secretaria Municipal de Saúde das 13h às 15h. Lactantes com bebê de até 11 meses e 29 dias serão vacinadas

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/08/2021 às 09:51   |   Imprimir

Atendendo às determinações do Ministério da Saúde e seguindo as normativas da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo realiza a vacinação de gestantes e lactantes, com o bebê até 11 meses e 29 dias, nesta quarta-feira (4), das 13h às 15h, na Setor de Ginecologia na SMS.

As gestantes não precisam de laudo e nem de autorização médica para a realização da vacina. As lactantes com o bebê até um ano de idade deverão comprovar o aleitamento materno por meio da Carteira de Vacinação do bebê.

MUDANÇAS

O presidente da República sancionou a Lei 14.190, de 2021, que inclui gestantes, puérperas e lactantes como grupos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A medida também se estende a crianças e adolescentes com deficiência permanente ou privados de liberdade. A norma foi publicada na última sexta-feira (30) no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, são incluídas no plano gestantes, puérperas e lactantes com ou sem comorbidades. No caso das mães que amamentam, a prioridade é concedida independentemente da idade dos bebês.

Para esta nova medida ser colocada em prática, os municípios aguardam uma nova normativa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria Estadual de Saúde e, consequentemente, o envio de novas remessas de vacinas por meio do Ministério da Saúde, para a alteração deste grupo prioritário de vacinação seja estabelecida nos próximos cronogramas de vacinação.

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner