Saiba como funciona a assistência farmacêutica no município

  • Secretaria é composta por cinco unidades farmacêuticas em toda a cidade

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/12/2021 às 08:18   |   Imprimir

A Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo é composta por cinco unidades: Farmácia Básica Central e Farmácia de Medicamentos Especiais, na sede da Secretaria de Saúde; Farmácia Básica no Pronto Atendimento Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho, na Rua 22 de Março; além da Farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e a Farmácia da Unidade de Saúde Prisional, localizada no Presídio Regional de Santo Ângelo. Ao todo, são 21 profissionais da Saúde atuando em todas estas unidades.

FARMÁCIA BÁSICA CENTRAL - Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min, é a responsável pela compra e a distribuição dos medicamentos básicos para outras unidades, além de realizar a dispensação. Conta com duas farmacêuticas, cinco pessoas no atendimento e uma estagiária.

FARMÁCIA BÁSICA NO PRONTO ATENDIMENTO DR. ERNESTO NASCIMENTO SOBRINHO (Rua 22 de Março) - funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e é uma extensão da farmácia básica central a qual realiza a dispensação de medicamentos e insulinas. Conta com três atendentes e uma farmacêutica. Ambas atendem a população geral na dispensação dos medicamentos oferecidos pelo componente básico.

FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS ESPECIAIS - realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30min, conta com três atendentes e uma farmacêutica. A farmácia de Medicamentos especiais é a responsável pela dispensação dos insumos recebidos do Estado e encaminhamento de medicamentos especiais.

FARMÁCIA DA UPA - Funciona diariamente das 7h às 19h, conta com duas farmacêuticas e duas atendentes, e realiza a dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos somente nestas unidades.

FARMÁCIA DA UNIDADE PRISIONAL - Conta com um farmacêutico e atende somente os pacientes do Presídio Regional de Santo Ângelo.

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner