Casos de Covid aumentam mais de 232% em Santo Ângelo

  • Secretaria da Saúde pede cautela à população e disponibiliza atendimento e testagem completa nas unidades de saúde. Presença da variante Ômicron não é

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 07/01/2022 às 14:36   |   Imprimir

Os meses de novembro e dezembro do ano passado foram de esperança para a população, que acompanhou nos boletins epidemiológicos a baixa contaminação pelo Coronavírus, quando 86 casos foram registrados em novembro e apenas 49 no último mês de 2021. No entanto, a chegada de 2022 registrou um aumento de 232,6% nos casos de Coronavírus em Santo Ângelo em relação às notificações positivas do mês de dezembro. Foram 114 infecções confirmadas nos primeiros seis dias de janeiro e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número tende a aumentar ainda mais nos próximos dias devido às festas de fim de ano.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Flávio Christensen, com a redução dos casos nos meses de novembro e dezembro houve flexibilização dos decretos estaduais e municipais, permitindo a circulação de pessoas em ambientes antes proibidos. Mas em nenhum momento foi permitido o não uso de máscaras e nem evitar com que as pessoas deixassem de usar álcool em gel e de adotar os cuidados recomendados na pandemia.

"As pessoas confundiram flexibilização com uma liberdade indisciplinada. É dever de cada cidadão cuidar da sua proteção e de seus familiares, evitando aglomerações, cobrando segurança e alertando quem não usa máscara e, deste modo, não pode a União, o Estado ou o Município cuidar de toda a população. É fundamental a compreensão e a prudência de cada um. É fato notório que muitas pessoas relaxaram, voltaram a dividir o chimarrão, a lotar praias, clubes e estabelecimentos, além da aglomeração nas vias públicas no fim do ano e em balneários. O que mais se viu foram pessoas sem o uso de máscaras em uma fantasiosa ideia de que a pandemia havia terminado", disse o secretário.

SECRETÁRIO ALERTA PARA OS CUIDADOS

Para evitar um colapso na rede de saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população continue respeitando as medidas restritivas e os protocolos sanitários no combate ao vírus. “A pandemia ainda não acabou. Infelizmente, estamos enfrentando um crescente número de casos em Santo Ângelo, no Estado todo e no país. Por isso, peço que evitem aglomerações. Usem máscara de proteção, álcool em gel e quem puder, fique em casa. Precisamos da ajuda de todos para vencer esse inimigo invisível”, declarou Christensen.

TUDO INDICA QUE A VARIANTE ÔMICRON CIRCULA PELA CIDADE

Christensen ressalta que, devido à alta transmissibilidade, com 114 casos em seis dias, é evidente que a Ômicron já circula em Santo Ângelo. "Acreditamos já ser a variante Ômicron circulando por aqui, todavia para confirmar oficialmente aguardamos os estudos genômicos", explica.

O secretário alerta que esta variante foi detectada em taxas mais rápidas do que em picos anteriores de infecção, fazendo com que ela possa ter vantagem no crescimento e, inclusive, causar mais danos que a versão original do Coronavírus, apesar do baixo número de hospitalizações provocadas.

SAÚDE TOMA MEDIDAS NO ATENDIMENTO À COVID-19

Já em vigor nesta semana, todas as unidades de saúde de Santo Ângelo (UBSs e ESFs) estão atendendo as pessoas com síndromes gripais e realizando os testes rápidos, além do teste de antígeno e PCR contra a Covid, além da medicação conforme a prescrição médica. "Em casos mais severos registrados nas unidades de saúde, os pacientes serão encaminhados a UPA 24 Horas e ao Hospital Santo Ângelo", explica o secretário.

VACINAÇÃO É ESSENCIAL

O sucesso vacinal contra a Covid-19 em Santo Ângelo é um forte aliado na luta contra o aumento de casos. Quase 100% da população adulta está com o quadro vacinal completo, e 86% da população (a partir de 12 anos) recebeu a primeira dose; 81,6% a segunda; e 23,8% da população recebeu a dose de reforço.

Christensen salienta que as pessoas que ainda não receberam a primeira dose devem procurar os locais de vacinação urgentemente. Além disso, segundo o secretário, as pessoas não devem deixar de receber a segunda dose da vacina, inclusive respeitando o calendário vacinal. "A terceira dose vai ter o intervalo reduzido para quatro meses em relação à dose 2. É importante que todos estejam vacinados com as três doses contra a Covid-19 e também façam a vacina contra a Influenza", disse.

UPA MANTÉM OS ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA

A UPA 24 Horas segue realizando os atendimentos de urgência para quadros respiratórios e não respiratórios. São dois médicos trabalhando nos três turnos de atendimento. Na UPA os pacientes também podem fazer os testes rápidos, teste de antígeno e PCR.

PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL

Em conjunto com o Hospital Santo Ângelo, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, mantém o Plano de Contingência Municipal, com cinco leitos de UTI Covid-19 e nove clínicos no HSA e uma enfermaria reservada com seis leitos na UPA. "Estamos atentos em relação aos alertas de restrição e aos novos decretos do Estado, e aguardando a confirmação da Secretaria Estadual da Saúde sobre possíveis casos de H3N2 em Santo Ângelo", revela o secretário Christensen.

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner