Santo Ângelo oferece teste de Covid na UPA 24 Horas e em todas as unidades de Saúde

  • Vacinação prossegue prossegue no próximo domingo (16), durante o Brique da Praça Leônidas Ribas

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/01/2022 às 14:38   |   Imprimir

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou os locais de atendimento das pessoas com síndromes respiratórias, principais sintomas parecidos com a Covid-19 e que tem superlotado o atendimento na UPA 24 Horas, e durante a última semana passou a atender em 16 unidades de Saúde de Santo Ângelo, incluindo UBSs e ESFs, além de oferecer o teste rápido (antígeno e PCR) a todos que forem consultar nestes locais. Além da UPA 24 Horas, todas as unidades estão disponíveis para testagem contra a Covid-19.
 
UPA COVID TEVE 8% DE AUMENTO NO ATENDIMENTO
Em relação ao mês de dezembro do ano passado, quando 860 pessoas foram atendidas no Setor Covid-19 da UPA 24 Horas, no bairro Pippi, o mês de janeiro teve o acréscimo de 8% nas consultas, com 1.017 pessoas atendidas até a manhã da sexta-feira (14). Já o atendimento normal, na chamada "UPA Limpa", contou com 2.268 pessoas atendidas neste mês, contra 3.894 em todo o dezembro passado.
Por se tratar de uma síndrome respiratória, os sinais e sintomas do Coronavírus são, principalmente, nas vias aéreas, semelhantes a um resfriado. Também pode causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os sintomas mais conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Por isso, quem apresentar sintomas deve procurar uma unidade de saúde. "As UBSs são a porta de entrada. Têm condições de orientar e dar atendimento, além de realizar a testagem rápida. Em caso positivo, as pessoas serão orientadas, além de receberem os remédios antitérmicos e analgésicos, e encaminhadas para a UPA 24 Horas, caso for possível, internação hospitalar ou em suas residências para o isolamento domiciliar", explica o secretário de Saúde, Dr. Flávio Christensen.
Christensen ressalta que todas as pessoas que estejam com sintomas leves e desejam realizar o teste para covid devem procurar a UBS mais próxima de casa. "Esta é mais uma ação da Prefeitura para dar mais comodidade e melhor atendimento à população. Nesta sexta-feira foram mais 800 testes recebidos do Estado", disse.
 
SAÚDE INICIOU TESTAGEM NOS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES
Durante a semana, a Secretaria de Saúde vem realizando a testagem dos profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19. Na oportunidade, os profissionais e demais trabalhadores da Saúde nas UBSs, ESFs, UPA 24 Horas e da Secretaria de Saúde estão sendo testados. Além disso, a testagem vem ocorrendo em todos os setores da Administração Municipal.
 
2.589 PESSOAS VACINADAS DURANTE A SEMANA
A Secretaria de Saúde imunizou 2.589 pessoas nos três dias de vacinação contra a Covid-19 nesta semana. Na terça-feira (11), no Centro Municipal de Cultura, foram 317 pessoas vacinadas, sendo 265 vacinados com a dose de reforço da Janssen, 41 pessoas que receberam a dose 1 e cinco imunizados com a segunda dose. No dia seguinte, no CTG Os Legalistas, foram 1.166 pessoas vacinadas contra a Covid-19, sendo 833 pessoas que receberam a dose de reforço, 311 com a segunda dose e 22 pessoas com a primeira aplicação do imunizante.
Fechando a semana, na quinta-feira (13), no CTG Os Legalistas, foram 1.106 pessoas vacinadas, sendo 963 imunizados com a dose de reforço, 122 pessoas com a segunda dose e 21 vacinados com a primeira dose.
 
VACINAÇÃO PROSSEGUE NO DOMINGO
No domingo (16), das 9h às 11h, no tradicional "Brique da Praça", na Praça Leônidas Ribas, ocorre a aplicação da primeira dose em todas as pessoas com 12 anos ou mais; a segunda dose das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer para quem tem marcado na Carteira de Vacinação até o dia 16 de janeiro e a dose de reforço (terceira dose) para quem fez a dose 2 das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer até o dia 13 de agosto.
 
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner