Santo Ângelo sediou a Olimpíada Regional da Apae

  • Prefeito Jacques Barbosa lembrou o importante trabalho de transformação na vida das pessoas realizado pela entidade

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 11/04/2022 às 09:22   |   Imprimir

No sábado, 9, a Apae Santo Ângelo sediou a realização da sexta edição da Olimpíada Regional da Apae, com a participação de 13 unidades e mais de 180 atletas especiais. A competição foi realizada na sede do Clube 28 de Maio.

No ato de abertura, o prefeito Jacques Barbosa destacou que a realização do evento, além de ser uma atividade que ressalta o movimento apaeano, foi “um marco nessa retomada que estamos vivendo após períodos muito duros provocados pela pandemia”.

Jacques também lembrou que a Apae Santo Ângelo possui mais de de 50 anos de atividades, “articulando e garantindo ações de defesa dos direitos, prezando por oferecer serviços de excelência e sendo referência nacional”.

O deputado estadual Eduardo Loureiro, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, salientou que as Apaes realizam atendimentos especializados e precisam do apoio do poder público. “Não sei o que seria da sociedade sem as Apaes?”, indagou.

O presidente da Apae Santo Ângelo, Adão Lago Pinto, a fundadora e diretora administrativa Janira Mânica e a diretora da Escola Especial Raio de Sol, Ângela Rodrigues Colla de Almeida, também ressaltaram a importância da Olimpíada, como fator de integração das unidades e dos atletas especiais, que estavam ansiosos pelo evento que não foi realizado nos dois últimos anos devido a pandemia.

Foram disputadas provas de atletismo, ginásticas rítmica e artística, capoeira, bocha adaptada e futsal. Os vencedores se classificaram para a Olimpíada Estadual que será realizado no mês de maio em Canoas. Participaram da disputa as unidades que integram o 16º Conselho da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul: Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Bossoroca, Caibaté, Santa Rosa, Guarani das Missões, Roque Gonzales, Porto Xavier, Cerro Largo, Santo Antônio das Missões, São Borja, Bossoroca e São Luiz Gonzaga.

Ao final do ato de abertura, o prefeito Jacques Barbosa e a primeira-dama Juliana receberam lembranças da Apae em agradecimento à parceria com o Governo Municipal.

Também prestigiaram o ato, o presidente da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro e os vereadores Jaqueline Possebom e Nader Awad, além de dirigentes das 12 unidades visitantes.

Texto e fotos: Hogue Dorneles