Fonoaudiologia da Secretaria de Saúde atende mais de 100 crianças ao mês

  • Secretaria de Saúde de Santo Ângelo conta com o trabalho das conceituadas fonoaudiólogas Caroline Rodrigues Portalete e Tassiana Isabel Kaminski Bitte

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/06/2022 às 08:26   |   Imprimir

Os primeiros passos das crianças devem ser acompanhados de perto, em prol do cuidado da saúde, do desenvolvimento, e do crescimento dos mesmos, e buscar profissionais qualificados para melhorar a qualidade no atendimento sempre será um objetivo fixado por toda administração e, em se tratando de saúde, a importância é redobrada. Com esse intuito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo atende, em média, mais de 100 crianças a cada mês, sob os cuidados das fonoaudiólogas Caroline Rodrigues Portalete e Tassiana Isabel Kaminski Bittencourt. O atendimento ocorre desde o mês de fevereiro deste ano, quando houve a retomada do serviço após o período de cancelamento do mesmo em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

As consultas de Fonoaudiologia sempre são marcadas na primeira sexta-feira de cada mês. O atendimento ocorre no prédio da Secretaria de Saúde, no 3º andar, na Sala 18, de segundas às quintas-feiras das 8h às 12h (com a fonoaudióloga Caroline) e das 13h às 17h (com a fonoaudióloga Tassiana), sempre sendo necessário o paciente portar encaminhamento médico e Cartão do SUS atualizado.

Apesar do atendimento ser destinado em grande parte ao público infantil, adultos e idosos com queixas relacionadas à comunicação podem agendar uma avaliação fonoaudiológica, também, na Secretaria de Saúde.

A FONOAUDIOLOGIA

A Fonoaudiologia atua na capacidade e melhoria de ações cotidianas, no cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita, ou seja, a Fonoaudiologia é a especialidade da saúde que compreende o estudo da fonação e da audição, de seus distúrbios e das suas formas de tratamento. “A Fonoaudiologia atua na capacidade e melhoria de ações cotidianas, no cuidado, estudo e prevenção dos distúrbios da linguagem humana e de outros aspectos relacionados, como a alimentação e o equilíbrio, nas diversas fases da vida. A atuação do fonoaudiólogo é ainda mais necessária quando se trata de desenvolvimento na primeira infância – incluindo o desenvolvimento físico, social, dos domínios emocionais e cognitivos, como a linguagem. Sabe-se que a linguagem tem uma influência determinante nas oportunidades subsequentes de vida e de saúde em geral por meio do desenvolvimento das habilidades escolares e da ampliação das oportunidades ocupacionais, porque as experiências das crianças durante os seus primeiros anos estabelece uma base crítica para todo o seu curso de vida (Organização Mundial da Saúde - OMS, 2011)”, explica Caroline.

AS PROFISSIONAIS

Caroline Rodrigues Portalete, 28 anos, é natural de Santo Ângelo/RS, possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM, além de Especialização em Neurociências do Desenvolvimento e da Cognição pela Universidade Franciscana (UFN).

Tassiana Isabel Kaminski Bittencourt, 37 anos, é natural de Guarani das Missões/RS, possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana na UFSM, possuindo experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente em linguagem e distúrbios da fala.

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner