Inaugurado o Centro Regional de Referência em Autismo

  • Estrutura atenderá 24 municípios das Missões e funcionará junto ao Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio, no Parque de Exposições

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/07/2022 às 11:31   |   Imprimir

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, o ato inaugural do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Santo Ângelo, que funcionará junto ao Centro Missioneiro de Equoterapia no Parque de Exposições Siegfried Ritter.

A solenidade ocorreu no Auditório Iglenho Burtet, reunindo participantes de toda a região, que superlotaram o espaço. Na oportunidade, foi aberto o ciclo de palestras que marca o início dos trabalhos do Centro.

Na abertura da solenidade, a coordenadora do CRR TEAcolhe de Santo Ângelo, Mariliane Monteiro, fez uma apresentação sobre das atividades e funções que serão desempenhadas.

A Rede do Programa TEAcolhe é formada por 30 centros de referência e sete centros macrorregionais de Santo Ângelo implantados por meio da lei estadual número 15.322 de 2019, de autoria do deputado Eduardo Loureiro.

O prefeito em exercício de Santo Ângelo, Volnei Teixeira, destacou que trata-se de um projeto inovador, que qualifica o debate para o tema do autismo, sensibilizando a sociedade para a inclusão social e atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista e às suas famílias.

CENTRO

O CRR TEAcolhe de Santo Ângelo atenderá pacientes de 24 municípios da região, que terão suporte para casos graves, refratários e moderados do Transtorno do Espectro Autista. A equipe técnica é formada pela psicóloga e coordenadora, Mariliane Adriane Monteiro; fisioterapeuta Rafael Paim; pedagoga Cleonara Escobar Pacheco; psiquiatra Mabel Konzen e a assistente social Joseane Brum dos Santos.

Além de inaugurar o serviço multiprofissional, o evento também marcou a abertura de um Ciclo de Palestras de capacitação e sensibilização sobre o tema. A primeira palestra foi do neuropediatra Guilherme Henz sob o tema "Neurodesenvolvimento e TEA", que aborda as questões relacionadas ao espectro autista, diagnóstico, sintomas e encaminhamentos. Já estão confirmadas palestras para 8 de agosto, sobre Educação e 8 de outubro, abordando a Assistência Social.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade de abertura, a vereadora Jaqueline Possebom, representante da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo; Yuri Sommer Zabolotsky, coordenador regional de Saúde; Flávio Christensen, secretário municipal de Saúde e Flávia Albuquerque, representante do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Santa Rosa.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes