Secretaria dos Transportes recupera mais de 430 quilômetros de estradas

  • Relatório também aponta a construção e reforma de cinco pontes no interior, muitas interrompidas há bastante tempo

    Assunto: Investimentos  |   Publicado em: 27/03/2017 às 10:37   |   Imprimir

Garantir estradas em condições de trafegabilidade para o produtor rural escoar a produção leiteira diária e a safra de grãos, e facilitar o acesso dos alunos do interior ao transporte escolar, são prioridades da administração municipal que se refletem no relatório apresentado pelo secretário dos Transportes João Terra ao prefeito Jacques Barbosa, nesta semana, que apontam o patrolamento e encascalhamento de 430 quilômetros de estradas e a construção e reforma de cinco pontes ligando as comunidades rurais.

Para o prefeito, o trabalho da Secretaria dos Transportes tem demonstrado resultados bastante produtivos, comparando a extensão de mais de dois mil quilômetros de estradas no interior, em pouco mais de dois meses praticamente um quarto do trecho está restaurado e em condições favoráveis para o escoamento da produção agrícola e leiteira, setores importantes para a economia do município, além de garantir conforto e segurança aos seus usuários.

O relatório, explica o secretário, refere-se apenas aos primeiros 70 dias de governo. Para alcançar este número expressivo de estradas patroladas e encascalhadas, João Terra destaca a motivação e o espírito de equipe de servidores dos Transportes que se doaram para atender a solicitação da administração municipal e aos pedidos dos agricultores. Ele também agradeceu a contribuição dos agricultores que estão auxiliando com a cedência do material para as obras. “Agricultores e servidores entenderam a proposta de um governo empreendedor, que chega para efetivamente trabalhar pela comunidade e promover as mudanças necessárias para a valorização da produção rural”, frisou o secretário.

Terra destacou em seu levantamento, os investimentos feitos pela administração na manutenção do maquinário e na aquisição de pneus. “Todo o maquinário da Secretaria dos Transportes necessitou de reparos de média e grande proporção. Pneus, por exemplo, não havia em estoque. O município investiu R$ 80 mil para suprir esta necessidade e colocar as máquinas e caminhões para rodar”, revelou.

CRONOGRAMA

Dentro destes 430 quilômetros de estradas estão trechos da Colônia Municipal e suas quatro comunidades; Lajeado do Cerne, Comandaí, Atafona, Rincão dos Mendes, e a conclusão dos distritos de Lajeado Micuim e Cristo Rei.

Três equipes divididas em três frentes de trabalho estão atuando na recuperação das estradas gerais e vicinais, e melhorias nos acessos às propriedades rurais. Nesta semana, informou Terra, as equipes trabalharam no Rincão do Mendes, estrada geral do Inhacorá e Restinga Seca e concluíram as obras de melhorias viárias no Distrito de Cristo Rei.

A partir da próxima semana, devem iniciar os trabalhos na Buriti – localidades de Esquina Krüger e Ressaca da Buriti -, na estrada geral do Rincão do Sossego, Ressaca da Buriti e Barca dos Gabriel, além da conclusão das obras de recuperação das estradas do Rincão dos Mendes, abrangendo Rincão dos Meotti, Rincão dos Prestes e Ilha Grande.

PONTES

A Secretaria dos Transportes também trabalhou forte na construção e reforma de pontes nas comunidades do interior. Conforme o relatório da pasta foram construídas cinco pontes, beneficiando as comunidades de Linha Sabiá, Linha Segatto, Olhos d’Água, Restinga Seca e moradores da estrada velha para Giruá, cuja travessia sobre o Rio São João foi completamente reformada. Terra disse que algumas pontes estavam interrompidas já há algum tempo, como a situação da ponte sobre o Rio Pessegueiro, na Linha Sabiá, onde os moradores e usuários do trecho eram obrigados a fazer a travessia pelo Rio Pessegueiro, e foi a primeira a ser construída, logo no início da atual gestão.

Fotos: Fernando Gomes