Município busca alternativas para manter estradas do interior

  • Sem dar trégua, chuva prejudica o trabalho de recuperação e conservação das vias rurais. Situação preocupa o Governo em relação à colheita e abertura

    Assunto: Investimentos  |   Publicado em: 21/01/2019 às 08:58   |   Imprimir

A chuva que alegra os agricultores com a previsão de uma safra de grãos recorde é a mesma que tem angustiado a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) que não consegue cumprir o cronograma de obras de manutenção das estradas, recuperação de pontes e bueiros do interior, devido às frequentes precipitações, registradas de forma isolada e em grande volume. A preocupação do Governo Municipal foi pauta de reunião realizada na manhã desta terça-feira, 15, com o prefeito em Exercício Bruno Hesse, o secretário dos Transportes João Terra e o coordenador da Defesa Civil de Santo Ângelo, Adelar Cavalheiro. 
“O trabalho de reparo e conservação das vias do interior depende das condições climáticas. A chuva que favorece a agricultura está causando outro problema: as estradas rurais estão sofrendo com a intensidade das precipitações e prejudicando a circulação. Praticamente todas as vias foram afetadas”, afirmou João Terra. Segundo o secretário, a preocupação aumenta à medida que se aproxima a abertura do ano letivo, o início da safra de grãos, e as previsões meteorológicas de muita chuva para o restante do mês de janeiro. 
Conforme levantamento da SMT, além das estradas, as precipitações atingiram pelo menos seis pontes que apresentam problemas estruturais e precisam ser recuperadas: na estrada velha para Giruá sobre o Arroio São João, no Lajeado do Cerne, no Distrito União (Linha Timbaúva), na Colônia Municipal e no Comandaí, divisa com Giruá. Segundo o relatório apresentado pelo secretário dos Transportes ao prefeito em Exercício, dos 350 quilômetros de estradas recuperadas no último quadrimestre de 2018, em torno de 50% terá de ser refeito em razão do período prolongado de chuvas. “Praticamente todo o trabalho de melhoria nas estradas feito ao longo dos últimos quatro meses foi prejudicado pela ação do tempo. Temos a consciência de que a situação dos agricultores é difícil. É humanamente impossível trabalhar com chuvas ou refazer o trabalho em curto espaço de tempo”, lamentou Terra. 
PRECIPITAÇÕES
Outro relatório debatido na reunião foi o da Defesa Civil de Santo Ângelo, apresentado pelo coordenador Adelar Cavalheiro, sobre o volume de chuvas medido no período de setembro a dezembro de 2018: 905,5 milímetros. Em dezembro, dez dias registraram chuvas que somaram 205,5 milímetros, impossibilitando qualquer intervenção nas estradas. Dos 19 dias úteis do mês, em sete choveram 155 milímetros. Para João Terra, um dia de chuva intensa obriga a Secretaria dos Transportes a esperar até dois dias para colocar o maquinário na estrada para que o terreno ofereça condições de trabalho. 
Na primeira quinzena de janeiro, encerrada na terça-feira, o pluviômetro da Defesa Civil registrou chuvas em sete dias que alcançaram 100 milímetros. 
E as previsões não são nada animadoras. O site Climatempo (www.climatempo.com.br), prevê chuvas de 96 milímetros para o período de 16 a 30 de janeiro, com oito dias de precipitações e sete secos. 
ALTERNATIVAS
Entre as ações de governo analisadas pelo prefeito em Exercício e que serão debatidas com o prefeito Jacques Barbosa na próxima semana, estão a retomada do turno integral de trabalho na SMT, a instalação de um banco de horas e uma força-tarefa com todo o maquinário da Prefeitura agindo na recuperação de trechos críticos nas estradas gerais que ligam a sede do município às comunidades. 
Bruno Hesse destacou na reunião a importância econômica que a área rural tem para a economia do município e a necessidade de adotar medidas que garantam o escoamento da safra que se aproxima. “Estamos atentos às manifestações da comunidade rural e realmente preocupados com uma situação alheia à nossa vontade e que não nos permite manter as estradas em boas condições, porém reafirmamos o compromisso do governo municipal de buscar soluções. Em se confirmando a previsão de chuvas em grande volume para esta segunda quinzena de janeiro, só nos resta pedir a compreensão dos moradores do interior. Vamos fazer a nossa parte”, concluiu Hesse.

Fotos: Divulgação SMT/ASCOM