Secretário dos Transportes destaca trabalho contínuo para atender comunidade rural

  • João Terra do Amaral cita 20 pontes construídas ou reformadas, mais de cem bueiros construídos e o investimento superior a R$ 2 milhões em maquinários

    Assunto: Investimentos  |   Publicado em: 23/12/2020 às 07:15   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Transportes de Santo Ângelo segue seu trabalho para garantir uma boa infraestrutura para as comunidades rurais. São aproximadamente 1,8 mil quilômetros de estradas que passam constantemente por manutenção, além de obras como bueiros e pontes.

O secretário João Alberto Terra do Amaral destaca que na atual gestão foram 20 pontes construídas ou recuperadas e mais de 600 metros de tubos colocados, o que representa mais de uma centena de bueiros efetivados.

“O trabalho da Secretaria é árduo e intermitente. A manutenção das estradas é feita de forma contínua para garantir boas condições para o deslocamento e para o escoamento da produção agropecuária do Município”, salienta o secretário.

Ele lembra que o começo do trabalho da atual gestão foi dificultado pelas condições muito ruins em que se encontrava a estrutura do interior e pela precariedade dos equipamentos. “Tínhamos pouquíssimas máquinas à disposição e em condições de trabalho, mesmo assim, a equipe se esmerou e conseguiu atender a demanda a contento”. Posteriormente, com a organização da gestão, o prefeito Jacques Barbosa implantou o programa de recuperação e modernização do parque de máquinas. “Foram mais de R$ 2 milhões investidos em máquinas, o que possibilitou uma ampliação e melhora no serviço prestado”, avalia.

INCENTIVO

Terra lembra que com a lei municipal de incentivo às agroindústrias e ao empreendedorismo, a Secretaria de Transportes também prestou apoio a diversas iniciativas, de agricultores familiares e de indústrias como os frigoríficos Alibem e Callegaro. “Também desempenhamos importante papel no projeto do Governo para estimular a geração de emprego e renda. Isso foi possível, também, pela racionalização da gestão da Secretaria, que se tornou mais ágil e adaptada às demandas da comunidade”.

O secretário observa ainda outras ações da pasta e exemplifica a estiagem registrada no início deste ano, onde somente a Secretaria dos Transportes construiu 89 açudes e bebedouros para atender os produtores rurais.

“Como disse, o trabalho é realizado de forma contínua e o programa de governo propõe alguns avanços, como a substituição das pontes de madeira por concreto e o alargamento das estradas vicinais, entre outras medidas”.

Texto: Hogue Dorneles

Foto: Fernando Gomes