- 08/12/2025
Psicóloga assume Coordenadoria de Políticas para as Mulheres
-
Programas de qualificação profissional e de prevenção à saúde serão prioridades na gestão
Assunto: Políticas para as Mulheres | Publicado em: 30/01/2017 às 16:26 | Imprimir
A psicóloga Simone Vargas Lunkes assumiu a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, atendendo ao convite do prefeito Jacques Barbosa, setor que ela conhece muito bem, sendo pioneira na instalação do departamento na gestão do ex-prefeito Eduardo Loureiro, em 2012. A coordenadora lembrou que o ex-prefeito fez uma política diferenciada, de grande sensibilidade, incluindo em seu programa de governo a criação deste importante departamento. “Foi um avanço. Um marco para Santo Ângelo, como resultado uma de luta de todas as santo-angelenses. O Departamento cumpre seus objetivos de ampliar e fortalecer a rede de proteção à mulher vítima de violência, na questão da qualificação profissional e consequentemente na geração de emprego e renda para mulheres”, assinalou Simone.
Segunda ela, o prefeito Jacques Barbosa tem se mostrado um grande aliado na luta em defesa das mulheres. Simone se diz feliz e emocionada ao retornar aos trabalhos frente à Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres, “um tema de tamanha grandeza e complexidade”, definiu.
Políticas Públicas para Mulheres
Para a coordenadora, em relação às políticas públicas para mulheres, não há mais como retroceder. “Se analisarmos os dados, veremos que as mulheres representam mais de 52% da população brasileira. No entanto, é preciso avançar. Ainda temos grandes desafios, a começar pelo combate às formas de discriminação presentes na sociedade e que exige a compreensão de variáveis como gênero, raça e etnia, enfim, um conjunto de problemas sociais a serem superados. As iniciativas de um departamento voltado à mulher serão mais eficazes se planejadas com base nestes enfoques”, argumenta Simone.
Como maioria da população brasileira, galgando espaços consideráveis no mercado de trabalho e o crescente número de mulheres chefes de família, Simone diz que é prioridade para os governos assumirem seus papeis e direcionarem mais ações em prol da mulher.
“Nosso desafio será trabalhar de forma transversal com as demais secretarias do governo municipal, com importantes temas ligado à mulher. Buscaremos parcerias das entidades e instituições para ampliar e fortalecer a rede de proteção às mulheres, com o enfrentamento da violência, em suas diferentes formas de expressão. A violência contra mulher também é uma questão de saúde pública. Desta forma é imprescindível à mobilização de uma sociedade organizada para que homens e mulheres abracem e lutem pela causa”, frisou Simone.
A titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as mulheres, afirma que irá trabalhar com projetos e cursos de qualificação profissional, capacitando e preparando mulheres para o mercado de trabalho, sem descuidar-se da saúde, promovendo campanhas de prevenção e acompanhamentos de casos na rede básica de saúde.
Últimas Notícias sobre Políticas para as Mulheres
- 05/12/2025
- 02/12/2025
- 24/11/2025








