Agentes de Saúde recebem capacitação sobre violência de gênero

  • Ação foi promovida pela Coordenadoria Municipal para as Mulheres em parceria com a URI de Santo Ângelo e Secretaria de Saúde

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 12/11/2018 às 17:45   |   Imprimir

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM) finalizou na última quinta-feira, 08, no auditório do PROCON, a capacitação das agentes comunitárias de saúde que iniciou em agosto. Estiveram presentes a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Elaine Maria da Silva, a sargenta Rosicleia Tolfo, da Patrulha Maria da Penha, a coordenadora Simone Lunkes e acadêmicas do curso de Psicologia da URI.
A capacitação iniciou em agosto e os encontros aconteceram uma vez ao mês abordando temas como violência doméstica, relacionamento abusivo, feminicídio, violência de gênero, conseqüências biopsicossociais da violência contra a mulher, intervenções na violência e direitos da mulher. 
Todas essas palestras tiveram como objetivo principal orientar às agentes qual a melhor maneira de realizar as visitas às mulheres, para que elas saibam identificar casos de violência doméstica e qual a forma correta de contatar os órgãos competentes. 
De acordo com a coordenadora, Simone Lunkes, é importante que as agentes recebam capacitação, pois estão presentes no dia a dia das famílias. “Em nosso sistema de saúde, as agentes comunitárias são as profissionais que mais se aproximam das famílias da comunidade e, por isso, precisam estar capacitadas a atendê-las, principalmente em casos em que a mulher está sendo vitima de algum tipo de violência”, explicou.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: CCM/Divulgação