Ministro do Meio Ambiente deverá participar de cerimônia em Santo Ângelo

  • Ricardo Salles está sendo aguardado para o ato de repasse de veículos e equipamentos para a Associação Ecos do Verde, parceria entre União e Município

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 15/01/2021 às 10:53   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa aguarda a confirmação da presença do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles em Santo Ângelo nos próximos dias para presidir a cerimônia de entrega de veículos e equipamentos para a Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde, por meio do projeto “Coleta Mais Limpa”, da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano com recursos da União e contrapartida financeira do município.

O investimento é de R$ 1.287.964,60 e tem o objetivo de aprimorar a coleta de resíduos sólidos urbanos, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico.

A participação do ministro está sendo articulada pelo gabinete do deputado Ubiratan Sanderson e a data da entregue dos equipamentos será definida nos próximos dias, conforme a disponibilidade de agenda do ministro.

COMODATO

O projeto “Coleta Mais Limpa” cederá em comodato para a Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde dois caminhões novos com baú, um trator novo, com conjunto frontal composto de concha, guincho e garfo empilhador, duas esteiras transportadoras, duas prensas hidráulicas, sendo um com capacidade para 20 toneladas e outra para 40, e uma balança digital do tipo plataforma, com capacidade para mil quilos. A cedência é pelo prazo de cinco anos com possibilidade de renovação.

Além dos veículos e maquinário, o Governo Municipal também repassará Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), oferecendo meios de proteção à saúde dos trabalhadores em meio à pandemia do novo Coronavírus. A medida vem sendo adotada desde o ano passado, com o início da pandemia.

EPIs

De acordo com informações do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros, a Ecos do Verde receberá a doação de 336 kits de EPIs e uniformes, para serem usados pelos trabalhadores da central de triagem, motoristas e coletores. Além disso, a prefeitura fornecerá 12 meses de combustível e óleos lubrificantes para a manutenção e operação de veículos.

Foto: Fernando Gomes/Arquivo