Usuários da Assistência Social serão integrados ao trabalho por meio do Programa ACESSUAS

  • Iniciativa integra políticas públicas de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade para acesso a oportuni

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 26/07/2019 às 13:42   |   Imprimir

Foi implantado no Município de Santo Ângelo o Programa Nacional de promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS). Trata-se de uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social visando promover o acesso dos usuários do sistema a oportunidades e estratégias de inclusão de pessoas e famílias com maior grau de vulnerabilidade social.
O secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Everaldo de Oliveira, afirma que a abrangência do Programa está elencada na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
A equipe que atuará em Santo Ângelo é composta pelo coordenador Luiz Carlos Dallepiane, a técnica de nível superior Tereza Rozeli Flores Reis e a estagiária Ana Luiza de Oliveira Pasch.
Eles irão identificar e sensibilizar os usuários do sistema, mapeando as oportunidades presentes e proporcionando o encaminhamento dos usuários para as oportunidades já identificadas.
Outra ação do Programa é monitorar o percurso dos usuários, de forma a oferecer o suporte da rede socioassistencial para superação das vulnerabilidades e posterior inclusão social e produtiva de indivíduos e famílias.
O prefeito Jacques Barbosa reforça que estão previstos ainda cursos de aperfeiçoamento para que esses usuários possam ter oportunidades e articulação com as demais políticas públicas e atores referentes ao mundo do trabalho.
De acordo com o secretário Everaldo, essas ações devem buscar a integração com a rede socioassistencial e outras políticas e a promoção do desenvolvimento e do protagonismo de seus usuários, a partir de atividades de empoderamento e resgate de autonomia, considerando as capacidades e potencialidades dos participantes.
A equipe do Programa já se reuniu com representantes do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Centro de Integração Empresa escola (CIEE), Sistema Nacional da Indústria (SENAI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para tratar de ações que possam ser desenvolvidas em conjunto.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Divulgação/SMASTC