Clubes de mães debatem retomada planejada e gradativa das atividades

  • Retorno das ações é recomendado como prevenção à saúde mental das integrantes que estão sem convívio comunitário em função da pandemia. Normas sanitár

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 20/11/2020 às 14:29   |   Imprimir

A Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMASTC) reuniu nesta semana, a direção da Associação dos Clubes de Mães de Santo Ângelo (ACLUMASA) e as presidentes dos grupos de mães da cidade e do interior para debater um planejamento visando à retomada gradual das atividades.

O encontro foi realizado no Centro Municipal de Cultura com todas as observações às normas sanitárias em função da pandemia do novo Coronavírus, quando foram disponibilizados equipamentos de proteção individual, álcool em gel e orientação para o distanciamento entre os presentes.

O secretário da Assistência Social, Carlos Gromoski, explicou que os 41 clubes de mães de Santo Ângelo tiveram suas atividades suspensas neste ano e, por orientação do Ministério da Cidadania, devem ser retomadas de forma planejada e gradual, respeitando os procedimentos de segurança e as recomendações sanitárias para as integrantes e trabalhadores que atuam juntos aos clubes.

Gromoski destacou que a recomendação do retorno das ações é uma forma de prevenção à saúde mental das integrantes dos clubes que permanecem a oito meses em isolamento, sem o convívio social ofertado pelos núcleos de mulheres de suas comunidades. “Foi um ano difícil para estas mulheres, sem qualquer atividade social no período. Vamos retomar o funcionamento da rede socioassistencial, respeitando as normas de segurança e os decretos do Estado e do Município”, afirmou o secretário.

KITS

A reunião oportunizou uma ampla avaliação sobre a situação dos clubes de mães da cidade e do interior. Ao final, as representantes receberam da Assistência Social kits contendo linhas, agulhas e outros materiais para o reinício das atividades, além de produtos de higiene para a prevenção e combate ao novo Coronavírus no âmbito dos clubes.

O secretário Gromoski disse que a determinação do prefeito Jacques Barbosa é para que a Assistência Social retome os cursos de capacitação para os clubes de mães, oferecendo como opção de lazer e até mesmo como oportunidade de renda extra às mulheres.

PRESENÇAS

Também participaram do encontro, a presidente da ACLUMASA, Rossemara Dal Ros, a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Valdeci Braga, o coordenador do Movimento Comunitário de Santo Ângelo (MOCOSA), Clodoveu Miguel da Rosa; e servidores das equipes multidisciplinares da SMASTC.

Fotos: Fernando Gomes