Prefeito pede a liberação de repasses atrasados da assistência social

  • Jacques Barbosa aproveitou a presença do secretário nacional de Assistência Social, Miguel Ângelo para solicitar a liberação de repasses em atraso que

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 08/02/2021 às 09:33   |   Imprimir

O Governo Federal tem uma dívida com Santo Ângelo de R$ 2.049.852,99. São valores referentes a atrasos nos repasses relativos a programas sociais que iniciaram em 2016. Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito Jacques Barbosa solicitou a Miguel Oliveira, secretário nacional e presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, apoio para a liberação dos recursos.

Jacques argumentou que os atrasos nos repasses obrigam o município a manter programas sociais de competência federal com recursos do seu próprio orçamento, já combalido pelo excesso de contribuições contributivas à nação. “Cada vez mais os municípios recebem cada vez menos. E cada vez mais os municípios tem sangrado seus orçamentos honrando compromissos do Estado e da União”, acentuou.

O prefeito santo-angelense disse ainda que os programas sociais já estão comprometidos. “Estamos mantendo a custa do sofrimento financeiro do município”. Ele citou que os atrasos são relativos aos programas: Programa de Atenção Integral à Família (PAIF); Bolsa Família; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Programa de Alta Complexidade de Assistência Social, além de outros desenvolvidos nos centros de referência e nos centros especializados.

Ao receber o ofício, Miguel Oliveira afirmou que irá se inteirar da situação e procurar auxiliar o município na liberação dos valores.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes