Secretaria de Desenvolvimento Social debate situação dos moradores de rua

  • Foram discutidas várias situações que o poder público e a comunidade estão enfrentando diante a esta demanda social.

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 03/11/2021 às 08:52   |   Imprimir

Na quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania reuniu-se representantes da rede local de assistência social para tratar da questão envolvendo as pessoas em situação de rua. Foram discutidas várias situações que o poder público e a comunidade estão enfrentando diante a esta demanda social.
A reunião foi coordenada pelos secretários municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adolar Queiroz, e de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones, e participaram da reunião representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; CREAS; equipe do Plantão Social; Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais; Gabinete da Primeira Dama; Central do Bem; CAPS AD; Hospital Santo Ângelo – HSA; Representantes da Paróquia da Catedral Angelopolitana e Brigada Militar.
ATENDIMENTO
Na oportunidade, foi exposto o trabalho que é realizado para atender essas pessoas. O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) atende o Serviço Especializado de Abordagem Social para às Pessoas em Situação de Rua, o qual conta com uma equipe com três atendentes, que realiza a ronda e busca ativa no período noturno para abordagem e encaminhamentos dos que não possuem residência ou familiares que os acolham.
Essas pessoas costumam ocupar espaços públicos como o Centro Histórico, especialmente a entrada da Catedral Angelopolitana, as praças e entradas de estabelecimentos comerciais. Elas são convidadas a pernoitar na Casa de Passagem localizada na Rua Carlos Gomes, nº 555, Centro Norte.
A Casa de Passagem presta atendimento das 19 horas as 7 horas, fornecendo local para banho, jantar e café da manhã. A estrutura oferece espaço para homens e mulheres, em alojamentos separados. São atendidas pessoas em situação de rua ou necessitando de permanecer no município e não possui condições de pagar hospedagem. É um espaço ofertado temporariamente para alojamento de urgência. O serviço pode ser contatado pelo telefone 98403-9997.
Conforme levantamento da Secretaria, cerca de 30 pessoas estão em situação de rua em Santo Ângelo, todos são conhecidos da equipe de abordagem. Alguns são originários de outros municípios. A maioria possui a família, porem devido a conflitos e dependência química licita ou ilícita rompem os vínculos.
Além de tomar conhecimento dos serviços que são prestados no setor de Assistência Social e pela rede de atendimento, os presentes puderam ainda debater ações e iniciativas que podem auxiliar nessa situação.