Curso de processamento de frutas proporciona alternativa de renda para 15 mulheres

  • As aulas foram ministradas pela instrutora do Senar, Isabel Cristina Dalemole

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 11/04/2022 às 09:31   |   Imprimir

Na semana passada, entre quarta e sexta-feira, foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC) em parceria com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) um curso de processamento de frutas para 15 mulheres.

As aulas teóricas e práticas foram realizadas com oito horas por dia. As alunas foram selecionas nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Elas aprenderam métodos e técnicas do preparo de compotas, chimias, geleias, doces cristalizados e outras varidades que envolvem o processamento de frutas. As aulas foram ministradas pela instrutora do Senar, Isabel Cristina Dalemole na cozinha industrial do Banco de Alimentos que funciona junto a SDSC.

Ao participar do ato de conclusão do curso, o prefeito Jacques Barbosa comentou que a iniciativa capacita e abre uma alternativa de renda para as mulheres participantes, oferecendo para a comunidade produtos com qualidade.

Participaram do ato, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adolar Queiroz; o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz; a coordenadora da Secretaria, Valdeci Braga e a nutricionista Vera Sanches.

Vera lembra que já estão programados cursos de processamento de hortaliças, aproveitamento de alimentos e alimentação saudável, todos com datas a serem definidas e em parceria com o Senar. Além do setor de alimentação, cursos de jardinagem e corte costura também estão sendo programados.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes