Mulheres, Ação e Cidadania reuniu mais de duas mil pessoas

  • O leque de serviços comunitários ofertados por instituições públicas e privadas e as atrações culturais levaram grande público ao evento

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 05/04/2023 às 10:37   |   Imprimir

Mais de duas mil pessoas passaram pelo evento Mulheres: Ação e Cidadania promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SMDSC), com a participação de entidades públicas e da iniciativa privada de Santo Ângelo, realizado no último sábado. O número foi informado pela Brigada Militar.
O evento fez parte da programação do Mês da Mulher e foi aberto pelo prefeito Jacques Barbosa, pela primeira-dama Juliana Barbosa, deputado Eduardo Loureiro, secretários municipais e representações de entidades públicas e privadas.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adolar Queiroz, as atrações artísticas e o leque de ações no setor de prestação de serviços comunitários ofertados durante o evento, levou grande público à área externa da SMDSC. Segundo Queiroz, a participação do Instituto Geral de Perícias (IGP) para a confecção de carteiras de identidade, aconteceu na sexta-feira, e realizou o encaminhamento de 100 documentos, superando a expectativa inicial de 65. Outra participação destacada pelo secretário foi a oferta de vagas de emprego feita pelo SINE e pela Alibem efetuando o cadastramento de trabalhadores.
A coordenadora dos Clubes da Mães da SMDSC, Marilis Tonetto, uma das organizadoras do evento, destacou que a abrangência social e o trabalho em equipe foram a fórmula para o sucesso da ação.
AÇÕES
Foram diversas ações ofertadas por órgãos públicos, instituições e entidades, além de atividades culturais, realizadas com o intuito de propagar o desenvolvimento das políticas públicas em defesa da mulher, que incluem saúde, bem-estar e acesso à cultura.
A programação teve a participação da Secretaria Municipal de Saúde; URI Santo Ângelo; Senac Santo Ângelo; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Clubes de Mães; Corpo de Bombeiros Militar; Instituto Federal Farroupilha; Centro de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CEDEDICA; Grupo Motoqueiras do Asfalto; Ervateira Baldissera; do 1º B Com; Setor de Bem-Estar Animal; Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social; Secretaria Municipal de Cultura e apresentações do Grupo de Dança Etnia Italiana; Banda do Exército; invernadas dos CTGs Os Legalistas, 20 de Setembro e Tio Bilia; GDF Os Farroupilhas, GTF Aparício Borges; e shows com Marinês Siqueira e da Banda Bom Senso.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes