Lideranças comunitárias aderem às inscrições para o PELC

  • Programa Esporte e Lazer da Cidade terá início em julho. As oficinas são gratuitas e não há impedimentos de idade e condições físicas

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 20/06/2017 às 14:10   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude (SETELJ) obteve na noite de segunda-feira, 19, durante o lançamento do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), importantes aliados para cumprir a primeira etapa e atingir 1200 inscrições até o dia 30 deste mês. Os dirigentes de núcleos comunitários e as escolas da rede pública de ensino de Santo Ângelo confirmaram que estarão engajados na divulgação e na inscrição de interessados em participar do programa que oferece atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer, gratuitamente e sem restrições de idade ou de condições físicas. 
Para o prefeito Jacques Barbosa, a implantação do PELC em Santo Ângelo vem de encontro ao Programa de Governo da atual gestão de facilitar o acesso da população às atividades esportivas, culturais e de lazer, com reflexos positivos na prevenção ao uso de drogas e à violência. “O PELC é um programa amplo e democrático, aberto a todas as classes sociais e independe de idade. Crianças e jovens terão oferta de atividades diárias em turno inverso ao da sala de aula, afastando-os da exposição à violência”, afirmou, ao lançar oficialmente o programa no município. O prefeito disse ainda que o PELC é uma das primeiras ações para a retomada dos programas sociais em bairros da cidade, envolvendo a comunidade em atividades de fortalecimento da cidadania. 
Na presença dos líderes comunitários, o secretário municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude Vando Ribeiro de Souza, fez uma ampla explanação sobre o PELC, destacando a facilidade de acesso às inscrições que podem ser feitas diretamente nos nove núcleos disponíveis: Ginásio Municipal Marcelo Mioso, Escola Mathilde Ribas Martins (COHAB), Escola Municipal Antônio Manoel (Indubras), Escola Municipal José Alcebíades de Oliveira (Bairro José Alcebíades de Oliveira), Centro Social Urbano (Bairro Pippi), Condomínio Adroaldo Loureiro (Bairro Pilau), Ginásio do Bairro União, Escola Estadual Catarina Lépori (Bairro Aliança), Comunidade São Cristóvão e Escola Municipal Eurico Moraes (Bairro Haller). 
O secretário disse que, embora os núcleos estejam centralizados em apenas alguns bairros e localidades que disponibilizaram espaços, todos podem fazer a inscrição, independentemente do lugar onde resida. Nestes locais, assinalou Vando, serão desenvolvidas atividades como ginástica, exercícios físicos, caminhadas, voleibol, futebol, handebol, câmbio, taekwondo, capoeira, música, teatro, artesanato, filmes, danças, jogos populares e de salão e jogos cognitivos, como dama e xadrez. 
O Programa tem início das atividades previstas para o mês de julho. 
PRESENÇAS
Também participaram da cerimônia de lançamento do PELC às lideranças comunitárias, o vereador Vinícius Makwitz representando a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o secretário municipal da Habitação Everaldo de Oliveira, o vereador Paulo Sérgio Santos e Silva, o coordenador pedagógico do Programa Esporte e Lazer da Cidade André Carvalho, o coordenador do Movimento Comunitário de Santo Ângelo Clodoveu Miguel da Rosa e titular da 14ª Coordenadoria Regional de Educação Tânia Santiago.

Fotos: Fernando Gomes