COMUDE articula participação de eleitores na consulta popular

  • Votação de demandas será na terça, quarta e quinta-feira da próxima semana. Santo Ângelo precisa mobilizar mais de 4% do seu eleitorado

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 28/07/2017 às 08:37   |   Imprimir

Em mais uma reunião de mobilização o Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE –, busca ampliar o leque de parceiros para atuar no processo de votação da Consulta Popular e definir estratégias para angariar o apoio da comunidade local para as demandas regionais que trarão reflexos econômicos para Santo Ângelo a região de abrangência do COREDE Missões. 
A votação acontece nos dias 1, 2 e 3 de agosto, na próxima semana, e Santo Ângelo precisa da participação de, no mínimo, 4% do seu número de eleitores para que as demandas locais tenham espaço entre os pleitos regionais. Para participar da votação, basta apenas o número do título de eleitor e os votos serão via internet, através do site www.vota.rs.gov.br. Órgãos públicos municipais, estaduais e federais, escolas, IESA, URI, IFFAR, praças e pontos de grande concentração de pessoas terão equipamento à disposição para o voto eletrônico. 
Nesta edição da Consulta Popular, o eleitor poderá optar por apenas um projeto, porém as três prioridades mais votadas pela população serão contempladas com recursos no Orçamento do Estado do ano que vem. 
Durante a reunião realizada no plenário da Câmara de Vereadores, que contou com a presença do vice-prefeito Bruno Hesse, secretários municipais, lideranças empresariais, comunitárias, sindicais e dirigentes de órgão públicos, o presidente do COMUDE, Diomar Formenton, explicou que é importante o eleitor santo-angelense participar da votação, para fortalecer os pleitos da região – em especial, do município - que serão inseridos no Orçamento do Estado para 2018. “A participação no processo que definirá as prioridades é um exercício de cidadania. O eleitor precisa ter essa consciência”, argumentou Formenton.
O encontro também definiu a articulação de todos os setores do Governo Municipal nos bairros da cidade e comunidades do interior.
CÉDULA
A cédula de votação da Consulta Popular terá seis demandas restritas as áreas da agropecuária, turismo e ciência e tecnologia. Entre as prioridades definidas pela região estão a recuperação, manutenção e conservação de solos; agroindústria familiar – Sabor Gaúcho; Leite Gaúcho: fortalecimento das cadeias produtivas locais e regionais; Cadeia Produtiva do Leite, pecuária de corte e ovinocultura; infraestrutura e equipamentos para o bem receber (turismo) e no setor de ciência e tecnologia, a instalação de parques, polos e incubadoras tecnológicas.

Fotos: Fernando Gomes