Governo Municipal finaliza instalações do Espaço Cidadão

  • Objetivo é qualificar o atendimento com a centralização de vários serviços em local de fácil acesso. Economia com locação de prédios chega a R$ 5 mil

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 08/09/2017 às 14:35   |   Imprimir

Está nos detalhes finais a instalação do Espaço Cidadão, proposta inovadora na prestação de serviços públicos à comunidade santo-angelense, que centralizará vários setores da Prefeitura otimizando o atendimento prestado em áreas como tributação, fiscalização ambiental, regulamentação de empreendimentos, projetos para captação de recursos e a Secretaria de Planejamento. 
A ideia do prefeito Jacques Barbosa é reunir um único local setores que facilitem o acesso dos contribuintes e empreendedores na tramitação de documentos para formalização de investimentos. Além de representar economia aos cofres públicos encerrando com uma série de locação de prédios, as mudanças permitirão que o Governo Municipal elabore projetos e busque recursos para a restauração do Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira, inaugurado em 1929 e tombado pelo Município em 1994. 
O secretário da Administração Hélio Costa destaca que a economia direta com locação de prédios que sediavam os serviços do Município é de R$ 5 mil mensais, porém, avalia o secretário, estes valores acrescem quando computadas a redução de custos de forma indireta, como despesas contínuas de água, luz, telefone e monitoramento, e a racionalização de recursos humanos. “Estamos otimizando o serviço prestado ao contribuinte e racionalizando o uso de recursos públicos”, afirmou.
SERVIÇOS 
No térreo do Espaço Cidadão, em amplo e moderno prédio localizado na Rua Antunes Ribas, 1134 (em frente à Câmara de Vereadores), estão centralizados os setores de expedição de alvarás, cadastro imobiliário e todo o setor tributário do Município (IPTU, ISSQN, ITBI e outros) e, no primeiro piso, a Secretaria Municipal do Planejamento, Escritório da Cidade, Setor de Certidões, Setor de Engenharia, Setor de Projetos, Fiscalização ambiental e a Rede Nacional da Simplificação e Desburocratização de Empresas e Negócios (RedeSIM). 
Os telefones do novo espaço são: 3312-9898; 3312-8253; e 3312-2977 e celular 9 8417-3708. 
MUDANÇAS
Com as alterações realizadas pelo Governo Municipal para a economicidade e praticidade dos serviços públicos, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio que funcionava junto ao Centro de Cultura, foi instalada na esquina das ruas Antunes Ribas e Antônio Manoel, onde também está o Departamento de Compras e Patrimônio. O local também abriga o setor de fiscalização de obras e a Emater que estão sendo remanejados do prédio locado na Avenida Venâncio Aires e passarão a atender no complexo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Rua Marechal Floriano, 160). 
Também foram centralizados em próprios da Prefeitura e prédios locados entregues, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Junta do Serviço Militar, em anexo ao Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS), na Rua Carlos Gomes, 555, esquina com a Rua Marechal Floriano. 
O Departamento Municipal de Trânsito foi realocado no Parque de Exposições Siegfried Ritter.
Segundo informações do secretário Hélio Costa, inserido no programa do governo para otimização do atendimento e economicidade, o próximo passo será a transferência dos setores de almoxarifado da linha pesada, depósito de ornamentos e do arquivo municipal para a antiga CEASA, em instalações localizadas às margens da RS 344, cedida pelo Estado.

Fotos: Fernando Gomes