APASSA busca apoio do Município para Central de Libras

  • Associação defendeu a implantação em Santo Ângelo de uma Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (CIL)

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 30/05/2018 às 16:09   |   Imprimir

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Santo Ângelo – APASSA - esteve em reunião com o prefeito em exercício, Bruno Hesse, nesta quarta-feira, 30. O presidente Airton de Oliveira, a vice-presidente Cláudia Mendes de Oliveira, a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Tatiane da Silva Campos e os representantes da liderança jovem, vieram em busca de apoio do Governo Municipal. 
A APASSA procurou a Administração Municipal para solicitar a participação da Prefeitura no edital para a implantação da Central de Interpretação de Libras – CIL. O programa tem como objetivo oportunizar o acesso de pessoas surdas ou deficientes auditivos em repartições públicas, também busca diminuir as barreiras de comunicação e inclusão. A CIL quer principalmente que o deficiente auditivo ou a pessoa surda tenha um tradutor e intérprete de libras o acompanhando quando necessário. 
“A central já está em funcionamento em duas cidades do Estado, Alvorada e Horizontina, e estão realizando um excelente trabalho de inclusão e acessibilidade. O censo do IBGE de 2010 mostra que cerca de 6% da população de Santo Ângelo possui deficiência auditiva, isto é, 4.345 pessoas, e deste número, 128 são surdas e apenas 65 são usuárias da Libras, segundo o cadastro da APASSA”, informou o presidente Airton. 
Durante toda a reunião os jovens Vinícius Ramser Krieger, Wesley Borges Carvalho e Alisson de Oliveira Bortolloti tiveram a tradução realizada pela intérprete da Câmara de Vereadores, Suzi Daiane Severo e participaram expondo sua opinião. “Queremos que nossos impostos também sejam usados com benefícios para nós. Buscamos independência igual a todos os jovens, não quero precisar dos meus pais para ir ao médico ou para comprar remédio”, declarou Vinicius. 
O prefeito em Exercício manifestou o seu apoio à associação e irá repassar a demanda para o prefeito Jacques Barbosa, para que seja analisada em conjunto com o secretário de Administração, Hélio Costa.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes