Dia de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é marcado por diversas ações

  • Atividades voltadas à saúde e de lazer foram realizadas por meio de parceria do Governo Municipal, Conselho do Idoso e SESC/RS

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 18/06/2018 às 16:51   |   Imprimir

O dia 15 de junho é conhecido pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e o Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e o Conselho Municipal do Idoso (COMID), formou uma parceria com SESC/RS para a realização de diversas atividades. 
Na sexta-feira, 15, foi realizado na Praça Leônidas Ribas uma série de dinâmicas para os idosos como a medição de pressão, atividades físicas, dança sênior, alongamento, dicas de saúde, mateada e distribuição de folders informativos. O evento contou com a presença do vice-prefeito Bruno Hesse, o chefe do Legislativo Everaldo de Oliveira e a vereadora Jacqueline Possebom. 
De acordo com a presidente do COMID, Maria de Fátima Ribeiro, esta ação tem como objetivo chamar a atenção da comunidade. “Nosso conselho está buscando abrir os olhos da população sobre as violências que os idosos estão sofrendo. A violência vai muito além da física e lhe causa danos para a vida toda. Queremos que a comunidade santo-angelense veja os idosos com outros olhos e cuide daqueles que já fizeram tanto por nós”, declarou.
O vice-prefeito Bruno Hesse reiterou o apoio da Administração Municipal aos idosos. “A Prefeitura tem ajudado os lares por meio de recursos a partir do Marco Regulatório e estamos sempre buscando formas de ajudá-los com projetos”, ponderou Hesse. 
Conforme o artigo 10§3º do Estatuto do Idoso “É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”. Desta forma toda a comunidade deve estar atenta a todos os tipos de violência como física, psicológica, sexual, abandono, negligência e financeira. Caso reconheça algum tipo de violência citada você deve ligar para o disque direitos humanos número 100.

Fotos: Fernando Gomes
Texto: Isabelle Luft