Projeto “Hortas nos Barris” será lançado terça-feira

  • Programa do Governo Municipal e MPF vai incentivar o cultivo de hortaliças por idosos em adaptações suspensas

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 01/10/2018 às 10:58   |   Imprimir

Visando a implantação de políticas públicas para Idosos e a melhoria na qualidade de vida dessa fatia da população, a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério Público Federal (MPF) formaram o projeto “Hortas nos Barris”. A iniciativa será implantada durante a Semana Municipal do Idoso, que teve início no dia 25 e vai até 4 de outubro. O projeto será inicialmente alojado nas dependências do Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues, com lançamento na terça-feira, às 14 horas. 
A secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro destacou que o Lar Isabel será o primeiro a receber o projeto, mas que pela importância de atividades integrativas como essas, ele deve ser expandido a outras instituições asilares de residência coletiva do município. Segundo a secretária, o projeto tem como objetivo confeccionar hortas suspensas em barris adaptados para o cultivo de plantas pelos próprios idosos. “Essa iniciativa propõe o plantio de hortaliças, alguns chás e flores, para valorizar a troca de conhecimento, por meio do cultivo das plantas, entre idosos, voluntários e servidores do Lar, estimulando as relações sociais. Eles podem desenvolver, no contato com a terra, atividades neuro-psíquico-motoras, combater sintomas de depressão e cuidar de fatores físicos e mentais. Viver requer movimento e ação”, ressaltou Neusa.
A proposta inovadora conta com o apoio do Governo Municipal, Conselho Municipal do Idoso – COMID, Empresa Rumo Logística, curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, Emater e Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues.O investimento total para o projeto é de aproximadamente R$ 5,9 mil, valor distribuído em 30 tonéis de 200 litros, higienização e adequação dos tonéis, seis metros cúbicos de terra e mil mudas prontas para o cultivo. 
A preparação dos barris, foi no final da tarde desta quinta-feira, 27, nas dependências do Lar Isabel Oliveira Rodrigues, com a presença dos secretários municipais Gilmar Borges, da Agricultura, Neusa Cavalheiro, da Cultura, do vice-presidente do Lar, Otávio Reichert, e do assessor da Cultura, Lennon Freitas.