AABB Comunidade promove a integração e socialização dos participantes

  • Em Santo Ângelo, 110 crianças e adolescentes são atendidos pelo programa

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 24/03/2016 às 13:46   |   Imprimir

Nesta semana, a coordenadora do Programa Integração AABB Comunidade de Santo Ângelo, professora Tânia Regina Godoy esteve em audiência com a secretária de Educação, Rosa Maria de Souza para apresentar as ações e atividades realizadas através do projeto.

Desenvolvido há 18 anos na Capital das Missões, o AABB Comunidade atende 110 crianças e adolescentes de quatro escolas municipais: Sagrada Família, Gildo Castelarim, Marcelino José Bento Champagnat e Heinz August Rogowski. A iniciativa é realizada por convênio firmado entre a Prefeitura de Santo Ângelo – por intermédio da Secretaria de Educação –, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e Banco do Brasil.

Segundo a secretária de Educação de Santo Ângelo, Rosa Maria de Souza, o Programa AABB Comunidade é uma proposta de complementação educacional, desenvolvida com crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, no turno inverso ao das aulas nas segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras.

Pela iniciativa são oferecidas aos participantes diversas atividades esportivas e oficinas, além de serviços médicos e odontológicos. O programa mantém ainda uma horta na Sede Campestre da AABB.

Além do trabalho com os educandos, o AABB Comunidade desenvolve o Projeto Dudalina que envolve as mães das crianças e adolescentes atendidos pelo programa. Com retalhos de tecido doados pela marca de roupas Dudalina as mães produzem peças de artesanato, como bolsas e tapetes, para a posterior comercialização.

De acordo com a coordenadora do Programa Integração AABB Comunidade de Santo Ângelo, professora Tânia Regina Godoy, a novidade em 2016 é o atendimento psicológico oferecido às crianças e adolescentes e famílias através de uma parceria firmada com o Curso de Psicologia da URI. “Todas essas ações são desenvolvidas com o intuito de preparar essas crianças e adolescentes para um futuro mais digno”, ressaltou Tânia.

Além da coordenadora, a equipe do AABB Comunidade é formada por quatro professores, uma funcionária, duas voluntárias – Ione Benvenutti e Celeste Braga Royer – e pelo presidente da AABB, Nairi Marciano Machado.

Para a execução do Programa AABB Comunidade a Prefeitura de Santo Ângelo fornece alimentação e transporte para os participantes e disponibiliza os professores e o material didático. Os demais recursos financeiros necessários a implementação da iniciativa são destinados pelo Banco do Brasil.

Rosa destacou a importância do AABB Comunidade para a formação dos participantes. Conforme a secretária de Educação, essas atividades promovem a integração e socialização das crianças e adolescentes que participam do programa.

 

Texto: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Foto: Divulgação