Secretaria de Educação implanta sistema para melhoria da gestão escolar

  • Ferramenta possibilita que procedimentos educacionais sejam executados via internet

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 10/06/2016 às 14:34   |   Imprimir

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Santo Ângelo contam com uma nova ferramenta de trabalho. Trata-se do Educar Web, um sistema para gestão escolar utilizado pela Secretaria de Educação, escolas, estudantes pais ou responsáveis pelos alunos que possibilita que os procedimentos educacionais sejam executados via internet.

De acordo com a secretária de Educação de Santo Ângelo, Rosa Maria de Souza, a implantação desse software tem como objetivo principal a informatização dos dados das escolas, propiciando que dados referentes aos estudantes, matrículas, número de turmas por escola e de estudantes por turma sejam consultadas através da web de forma mais ágil e rápida.

Na Rede Municipal de Ensino, a primeira instituição a implantar o “Portal do Professor”, que é uma das ferramentas do Educar Web foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Orlando Sparta de Souza, do Bairro Missões. O foco principal do “Portal do Professor” é instrumentalizar o professor no uso de recursos didáticos pedagógicos, possibilitando um melhor gerenciamento das rotinas docentes e a comunicação com os estudantes.

No “Portal do Professor” estão disponíveis para acesso, por exemplo, o número de aulas ministradas, frequência dos alunos, notas parciais e conteúdos trabalhados em sala de aula. Esses dados são atualizados pelos próprios professores.

A diretora da Escola Orlando Sparta de Souza, professora Noeli Spier, destacou que o sistema facilita o registro das atividades docentes. Segundo a diretora, os dados referentes à frequência, notas parciais e conteúdos podem ser atualizados em poucos minutos pelos professores. Além disso, com base nas notas parciais lançadas e presença, o sistema calcula automaticamente as médias e o percentual de frequência dos estudantes.

Noeli ressaltou ainda que o Educar Web agiliza também, por exemplo, o processo de transferência dos alunos, já que todos os dados e documentos dos estudantes podem ser acessados instantaneamente através da internet. Conforme a diretora, a informatização desses dados evita ainda o acúmulo de papeis e promove a preservação ambiental.

Rosa explicou que neste primeiro trimestre de 2016, o “Portal do Professor” foi implantado em caráter experimental. No entanto, o prazo limite para implantação em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino é o segundo trimestre. A partir daí, todos os professores deverão atualizar as informações diretamente no “Portal do Professor”.

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo