APM/Sindicato entrega pauta de reivindicações para a atual administração

  • Proposta do Executivo é manter o diálogo e construir soluções em conjunto com magistério

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 15/02/2017 às 15:56   |   Imprimir

Das quinze reivindicações elencadas na pauta apresentada pela diretoria do Sindicato dos Professores Municipais de Santo Ângelo (APM/Sindicato), duas já foram atendidas pela gestão do prefeito Jacques Barbosa, em menos de quarenta e cinco dias de governo e dizem respeito à autonomia na gestão da Secretaria Municipal de Educação. A constatação foi feita pela própria presidente do Sindicato Rosani Stocker, durante audiência no gabinete do prefeito, na manhã de terça-feira, 14, perante a direção da entidade e ao secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke.

Na abertura do encontro, o prefeito Jacques Barbosa saudou a direção da APM/Sindicato e os convocou para um trabalho em conjunto em prol da administração municipal, da população de Santo Ângelo e dos próprios servidores do quadro do magistério. “Vamos trabalhar muito e debater mais ainda para a construção de soluções. Essa é a nossa proposta”, disse. Já Rosani desejou uma boa gestão ao prefeito e sua equipe de governo, e colocou a diretoria da APM à disposição do Executivo para tratar assuntos de interesse do desenvolvimento da educação e do magistério.

PLEITOS

Uma das reivindicações que desponta na pauta do magistério público municipal é o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional para os professores e a atenção para um terço de hora atividade a que tem direito os educadores. Conforme Rosani, como herança do governo passado, atualmente os professores estão recebendo 2% abaixo do piso nacional. Ela informou ao prefeito que seriam necessários um reajuste de 10,5% para adequar os vencimentos do magistério ao piso, conforme determina a Lei 11.738/08.

O prefeito ouviu atentamente e argumentou junto à diretoria do Sindicato dos Professores sobre cada item da pauta, manifestando a intenção em atender paulatinamente e dentro das limitações financeiras e administrativas.

Jacques também afirmou aos professores que, diante do cenário encontrado, uma das grandes preocupações da administração municipal é o saneamento financeiro do Fundo de Aposentaria e Benefícios do Servidor (FABS).

Fotos: Fernando Gomes