Magistério público municipal retorna às aulas segunda-feira

  • Levantamento da Secretaria de Educação aponta a falta de 120 professores em sala de aula.

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 04/03/2017 às 14:56   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação abriu oficialmente o ano letivo 2017, com um grande encontro de professores no Teatro Municipal Antônio Sepp, na manhã de sexta-feira, 03, em preparação ao início das aulas da rede pública, nesta segunda-feira, dia 6. Estarão retornando às 41 escolas da rede municipal mais de cinco mil alunos e em torno de 500 professores da educação infantil e séries iniciais.

Na abertura do encontro, o secretário municipal de Educação, Valdemir Nanaco Roepke, fez um breve relato das atividades da pasta e apontou um déficit de cerca de 120 professores neste início de ano letivo e pediu compreensão à comunidade escolar, garantindo que a administração municipal, além do processo seletivo para contratação temporária que acontece neste domingo, deverá realizar concurso público para o preenchimento destas vagas. Nanaco disse que somente no ano passado 67 professores se aposentaram e não foram repostos pela gestão passada. “Vamos iniciar o ano letivo com o quadro incompleto. São mais de cem professores que, ou se aposentaram, ou estão em licença-prêmio com aposentadoria encaminhada e não houve reposição no quadro do magistério”, afirmou.

O secretário voltou a frisar sobre a autonomia aos diretores de educandários municipais na elaboração do calendário escolar e que o grande desafio da Secretaria é retomar o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) cuja queda nos percentuais foi sentida ao longo dos últimos anos, com reflexo na redução de recursos para investimentos na área da educação.

VALORIZAÇÃO

O prefeito Jacques Barbosa, em sua manifestação, reforçou a proposta de diálogo e de construção conjunta para uma educação de qualidade, com valorização do quadro do magistério público municipal e dos trabalhadores em educação.

Jacques também destacou que está retomando a busca de recursos para a construção de mais duas escolas de educação infantil em Santo Ângelo.

Prestigiaram o encontro o presidente da Câmara de Vereadores Adolar Queiroz; a titular da 12ª Coordenadoria Regional de Educação, Tânia Santiago; a presidente do Sindicato dos Professores Municipais Rosani Stocker e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Vera Werle, além de diretores e professores da rede municipal.

Fotos: Fernando Gomes