Projeto de Educação Empreendedora iniciará em quatro escolas municipais

  • Capacitação dos diretores das escolas que reúnem mais de 400 alunos foi realizada nessa segunda-feira, 24

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 25/06/2019 às 08:49   |   Imprimir

O Projeto de Educação Empreendedora, parceria entre o Governo Municipal e o SEBRAE, será realizado em quatro escolas municipais de Santo Ângelo no segundo semestre deste ano. Mais de 400 alunos do ensino fundamental serão beneficiados.
A apresentação das escolas participantes e capacitação dos seus diretores foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 24, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes o prefeito Jacques Barbosa; o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco; Helenice Reis, coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo estimulador da Zona de Inovação Criativa e Sustentável de Santo Ângelo (Zissan); Demétrius Bigaran, diretor da Faculdade CNEC e Carlos Oberdan Rolim, gestor da URInova. A capacitação foi coordenada pelo gestor de políticas públicas do SEBRAE, Claudiomiro Reis.
O projeto será desenvolvido nas escolas municipais Coronel Eurico de Morais, do Bairro Haller; Antônio Manoel, do Bairro Garibaldi Carrera Machado (Indubras); Professora Mathilde Ribas Martins, que funciona junto ao Complexo João de Oliveira Costa (CAIC - Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente) no Bairro COHAB e Nossa Senhora dos Navegantes, da localidade de Colônia Municipal.
O prefeito Jacques Barbosa ressaltou a virtude do projeto em fomentar a formação de estudantes preparados para empreender e para atuar com desenvoltura em diversos setores da sociedade. “Ações simples, incentivos, que podem modificar a forma das pessoas agirem, refletindo em melhorias para a comunidade e para o Município, com mais consciência e mais cidadania”, disse o prefeito, acrescentando que os alunos dos anos finais do ensino fundamental em pouco tempo estarão disputando vagas no mercado de trabalho e quanto mais preparados estiverem mais sucesso alcançarão. “Não quer dizer que todos irão criar empresas, mas aqueles que irão para a iniciativa privada ou mesmo o setor público certamente estarão mais preparados”.
Jacques ainda falou da importância dos professores se motivarem com a iniciativa, gerando entusiasmo nos alunos. “Os professores são peças fundamentais nesse processo. É a partir do convencimento e entusiasmo deles que teremos estudantes integrados e aproveitando tudo que esse programa oferece”.
Para o próximo ano a expectativa é para o aumento das escolas beneficiadas. O programa não tem custos para o Município. Além da capacitação dos diretores, o SEBRAE ainda promoverá a qualificação dos professores que trabalharão com alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.
O SEBRAE ainda fornece apostilas para os professores e alunos. Os professores capacitados também recebem acompanhamento de consultores especializados.
A carga horário do trabalho com os alunos é de 22 horas a 30 horas, com encontros semanais de duas horas e meia. O trabalho consiste ainda que os alunos desenvolvam iniciativas empreendedoras e as apresentem numa feira.
Claudiomiro Reis afirmou que a base do projeto é entender que não é mais possível apenas ensinar conteúdos técnicos ou teorias aos alunos, é fundamental que sejam estimulados a pensar de forma criativa, sendo capacitados por meio de ações concretas com embasamento e que despertem a capacidade transformadora.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes