Será concluída nesta quarta a capacitação de professoras no Programa Nacional de Educação Empreendedora

  • Programa tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora para alunos do ensino fundamental

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 31/07/2019 às 07:46   |   Imprimir

O Governo Municipal e o SEBRAE estão desenvolvendo em parceria o Programa de Educação Empreendedora. No segundo semestre deste ano, o programa será trabalhado em quatro escolas municipais de Ensino Fundamental: Coronel Eurico de Morais, do Bairro Haller; Antônio Manoel, do Bairro Garibaldi Carrera Machado (Indubras); Professora Mathilde Ribas Martins, que funciona junto ao Complexo João de Oliveira Costa (CAIC - Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente) no Bairro COHAB, e Nossa Senhora dos Navegantes, da localidade de Colônia Municipal.
Nesta quarta-feira, 31, será encerrado o curso de capacitação para os professores destas escolas. 
A capacitação iniciou na segunda-feira, 29, e desenvolve-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação e no Centro Municipal de Cultura. Os diretores das escolas selecionadas já foram capacitados. Mais de 400 alunos do primeiro ao nono anos do ensino fundamental serão beneficiados.
O Programa oferece conteúdos de empreendedorismo que geram reflexão sobre projeto de vida e carreira e desenvolvem competências empreendedoras para que a criança, jovem ou adolescente decida fazer parte de um negócio ou ter o seu próprio negócio, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a transformação da sociedade.
A capacitação se dá com o desenvolvimento do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que trabalha o estímulo ao desenvolvimento dos comportamentos empreendedores e a utilização de ação planejada através de dinâmicas e atividades criativas, inovadoras e de acordo com a faixa etária do estudante, destaca os formadores. 
O secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, afirma que “é primordial trabalhar e oferecer subsídios referentes à educação empreendedora nas escolas a partir do ensino fundamental, para estimular e incentivar os alunos na busca do autoconhecimento, novas aprendizagens, espírito de coletividade e a prática de empreender”.
A capacitação está sendo desenvolvida em parceria com o SEBRAE, tendo como formadores os consultores selecionados pelo SEBRAE com ampla experiência: Josemary Almeida e Alberto Freo. 
Para o próximo ano a expectativa é para o aumento das escolas beneficiadas. O programa não tem custos para o Município. O SEBRAE ainda fornece apostilas para os professores e alunos. Os professores capacitados também recebem acompanhamento de consultores especializados.
A carga horário do trabalho com os alunos é de 22 horas a 30 horas, com encontros semanais de duas horas e meia. O trabalho consiste ainda que os alunos desenvolvam iniciativas empreendedoras e as apresentem numa feira.

Texto Hogue Dorneles
Fotos: Divulgação JEPP 1 e JEPP 2