Escola do Distrito Sossego inaugura museu que resgata a colonização italiana

  • Inauguração foi realizada na manhã de sábado, 11, seguida de Café de Cambona promovido pela Escola Municipal Nossa Senhora de Aparecida

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 12/08/2019 às 11:35   |   Imprimir

O Museu “Colhendo Memórias Rurais Italianas” foi inaugurado na manhã do sábado, 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida do Distrito do Sossego. A solenidade contou com as presenças do prefeito Jacques Barbosa, do vice-prefeito Bruno Hesse, do secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, e da diretora da Escola, Débora Zimmermann da Mota. 
Para o prefeito Jacques Barbosa, manter a memória das comunidades é importante para as futuras gerações e o museu servirá ainda para contar sobre a colonização italiana, com peças que hoje já não são utilizadas. “É um espaço para resgatar a história, cultuar os antepassados e disseminar os valores introduzidos pelos colonizadores”.
O secretário Nanaco disse ser gratificante ver uma comunidade interessada em preservar as suas raízes. Mas, no entendimento do secretário, vai além: “O Museu Colhendo Memórias Rurais Italianas, torna-se um projeto cultural, que visa agregar cultura e educação, além de resgatar e preservar a memória cultural local da comunidade do Distrito do Rincão do Sossego”.
A ideia do museu foi apresentada por Oswaldino José Lucca, cuja família é oriunda do Rincão do Sossego. Ele destaca o espaço como histórico, artístico e cultural e contou que os objetos expostos foram recolhidos por ele com intenção de compartilhar com a comunidade. Lucca ainda abordou detalhes da história da localidade, conhecida inicialmente como Clareira da Mata e depois de Segredo, por ser o local onde os moradores escondiam seus cavalos de raça para não serem requisitados pelos revolucionários.
A diretora Débora da Mota também falou na importância do resgate da história e agradeceu à comunidade que se empenhou para que o projeto fosse concretizado.
O museu funciona junto ao saguão da escola. Peças como trilhadeiras e jardineiras ficarão expostos na área externa da escola. O secretário Nanaco lembra que alunos de outros educandários visitarão o local para conhecer a história e compreender os aspectos sociais e econômicos da época da formação do Distrito. 
Após a inauguração, foi realizada a 2ª edição do Café de Cambona, no salão da comunidade, numa promoção da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, os músicos Cláudio Vargas e Telismar Lucca, apresentaram uma música em homenagem à Escola Nossa Senhora Aparecida, onde estudaram. 
Participaram do evento, os secretários municipais Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente), Neusa Cavalheiro (Cultura); Vando Ribeiro de Souza (Turismo); Rosani Stocker, presidente do Sindicado dos Professores Municipais; Fábio Copetti, presidente do CPM da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida; Itamar Avozani, presidente da Comunidade do Distrito do Sossego, professores municipais, pais, alunos, convidados e comunidade em geral.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes