Peça de teatro sobre educação ambiental envolveu escolas públicas

  • Mais de 300 alunos assistiram ao espetáculo que abordou temas relacionados à preservação do meio ambiente. Atividade esteve inclusa ao programa “#Pres

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 28/08/2019 às 14:39   |   Imprimir

Na tarde desta segunda-feira, 26, realizou-se no Teatro Antônio Sepp, mais uma atividade organizada pelas secretarias municipais do Meio Ambiente (SEMMA) e da Educação, e CORSAN, por meio do Programa de Educação Ambiental “#Preservandoavida!”. Mais de 300 alunos da rede pública de ensino assistiram a peça de teatro do projeto “Terra à Vista 2: A aventura continua!”, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura.
O espetáculo teatral envolveu os alunos das escolas estaduais, Unirio Carrera Machado (CIEP) e Edi Tereza Flores Lippert; escolas municipais, Gildo Castelarin e Jardim de Infância Bem-me-quer. A peça voltada para o público infantil, mas aberta para todas as idades, tratou de temáticas sociais, relacionadas à reciclagem do lixo, disposição correta e valorização energética pelo biogás. Estudantes também receberam livrinhos educativos sobre preservação ambiental.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, o programa de Educação Ambiental do Governo Municipal, procura despertar para uma visão mais humana e inclusiva de preservação, incentivando projetos locais, e trazendo para o município, as melhores iniciativas executadas em âmbito nacional.
O PROGRAMA
“#Preservandoavida!” é um programa recentemente desenvolvido pelo Governo Municipal e CORSAN, que oferece atividades para o desenvolvimento da consciência ambiental da comunidade escolar da rede pública municipal, abordando questões como a importância da preservação e o uso consciente da água, por meio de palestras, gincanas ecológicas, plantio e conservação de árvores frutíferas e hortas comunitárias, oficina de reaproveitamento de resíduos e a formação de agentes ambientais mirins. O programa é coordenado pelo universitário Rodrigo Santos, idealizador do projeto “RecliArtes Slides Guitar", que fabrica guitarras artesanais a partir de sucatas.
O projeto “Terra à Vista 2: A aventura continua!”, foi realizado em Santo Ângelo pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por intermédio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), em parceria com as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação, e CORSAN, contando ainda com o planejamento Cultural da empresa D.Marin, e produção artística da Companhia Armazém, Cultura e Entretenimento.

Texto: João Gomes
Fotos: Rosirene Saragoso