Duas escolas municipais contempladas com o projeto “Cantinho da Imaginação”

  • Projeto de difusão da leitura e da atividade lúdica na rede pública conta com recursos da Lei Rouanet e tem a parceria da Alibem Alimentos

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 23/04/2021 às 07:52   |   Imprimir

Um projeto cultural está mostrando que o estímulo à leitura e às atividades lúdicas cabe num armário. É o “Armarinho da Imaginação”, espaço com a estrutura de um armário, que oferece um pequeno acervo cultural e educativo para crianças de escolas públicas, contendo livros, fantasias, mini projetor, caixa de som, aparelho de DVD, fantoches e uma série de jogos educativos.
A Secretaria Municipal de Educação inscreveu Santo Ângelo no projeto e contemplou as escolas de Ensino Fundamental Marcelino Champagnat (Bairro São João) e Francisco Brochado da Rocha (Zona Norte).
A entrega simbólica do “Armarinho da Imaginação” ocorreu nesta quinta-feira, 22, e contou com a presença do prefeito em Exercício, Volnei Teixeira, da secretária municipal de Educação, Eliane Carpes, do gerente Administrativo da Alibem Alimentos, Luis César Panzenhagen, da diretora da EMEF Francisco Brochado da Rosa, Ana Lúcia Tcatch, e da coordenadora Pedagógica da Marcelino Champagnat, Adriana Moura, e da equipe do grupo paulista Komedi, idealizador do projeto cultural financiado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, com apoio da Alibem Alimentos.
O PROJETO
O projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, além de difundir a leitura de livros e a atividade lúdica com oficinas de artes cênicas, entrega um acervo cultural e educativo para crianças em escolas e instituições públicas, tudo dentro de uma estrutura de armarinho. O acervo cultural permite que as crianças participem de atividades, apresentações de teatro e de fantoches. As brincadeiras e leituras ampliam o repertório cultural das crianças, convidam a conhecer enredos diversos e a lidar com seus mais variados sentimentos.
MANIFESTAÇÕES
Nos depoimentos sobre o projeto, as autoridades envolvidas destacaram as ferramentas disponibilizadas pelo armarinho para o desenvolvimento do aluno da educação infantil com a afloração da parte lúdica da criança.
Para o prefeito em Exercício, Volnei Teixeira, o projeto estimula a leitura, ferramenta básica do aprendizado.
Panzenhagen, gerente local da Alibem, afirma que é um projeto diferente para o aprendizado das crianças e que a empresa está feliz em auxiliar no seu financiamento.
 
Fotos: Fernando Gomes e Divulgação: SMEd