Volta às aulas

  • Aulas na rede municipal de ensino iniciam dia 23

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 17/02/2023 às 10:06   |   Imprimir

Aulas na rede municipal de ensino iniciam dia 23

Mais de seis mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental são esperados nos educandários na próxima quinta-feira

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) está ultimando os preparativos para o início do ano letivo 2023. As aulas na rede pública iniciam na próxima dia 23, quinta-feira, quando estão sendo esperados mais de seis mil alunos da educação infantil e fundamental nas 41 escolas do município.

Nesta quinta-feira, 16, o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, coordenou reunião preparatória para o início do ano letivo, reunindo pela manhã e tarde no auditório da Faculdade CNEC mais de 800 servidores da pasta, na presença do prefeito em exercício, Volnei Teixeira; do presidente do Poder Legislativo, vereador Carlos Alberto Gonçalves; do secretário de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones; de Rosane Stocker, presidente do Sindicato dos Professores Municipais, e da presidente do Conselho de Merenda Escolar, Neide Fenner. Pela manhã, o encontro foi com professores e servidores da educação infantil e, à tarde, do ensino fundamental.

Um espetáculo teatral encenado pelo grupo de alunos da Escola Municipal Mathilde Ribas Martins abriu o encontro preparatório, abordando a relação entre o homem e o meio ambiente.

O secretário apresentou os novos integrantes do quadro de servidores da Educação da área de supervisão escolar e assessoria jurídica, e destacou os investimentos do Governo Municipal na área da Educação. “Santo Ângelo é referência na área educação, com um grande volume de investimentos em recursos humanos, na estrutura física das escolas, na qualificação do aprendizado e na segurança dos alunos”, declarou Nanaco.

Ele também destacou as ações que ampliaram o número de vagas na educação infantil de Santo Ângelo e anunciou que Município e Estado estão em tratativas para a ampliação da oferta, com a cedência de espaço, a exemplo do convênio firmado com a Escola Estadual Catarina Lépori, que garantiu a abertura de cem novas vagas na rede.

AÇÕES E REALIZAÇÕES

Em seu pronunciamento, o prefeito em exercício, Volnei Teixeira, também destacou os investimentos da gestão para a qualificação da educação, com a valorização dos servidores do quadro e o fortalecimento das escolas da rede. “Investimos em tecnologia digital para as escolas, em sistema de monitoramento por câmeras, uniforme para mais de quatro mil alunos, repassamos 400 notebooks para os professores, firmamos convênio com a URI para pós-graduação de 304 professores e honramos o compromisso com o magistério, recuperando valores e pagando o piso nacional da categoria. Valorizar a educação, para a gestão não é discurso, é prática”, assinalou Volnei.

O prefeito disse também que as ações e os investimentos da gestão refletem no futuro, permitindo que crianças cresçam com dignidade e tornem-se cidadãos e cidadãs conscientes e desfrutem de seus direitos.

Texto | fotos: Tarso Weber