Escolas municipais de Santo Ângelo terão aplicativo de emergência

  • “Botão do Pânico” da Abase Sistemas será disponibilizado aos educandários públicos locais como reforço na segurança

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 08/05/2023 às 09:54   |   Imprimir

Para garantir ainda mais segurança aos alunos e professores da rede pública de ensino e tranquilidade à comunidade escolar, o prefeito Jacques Barbosa determinou a adesão dos educandários municipais de Santo Ângelo ao botão de emergência do EducarWeb, disponibilizado pela Abase Sistemas, conhecido como “Botão do Pânico”.
A ferramenta é um botão de emergência e pode ser acionado por professores e servidores cadastrados pelos municípios. Quando utilizado, o sistema envia uma mensagem de alerta para os órgãos de segurança de que está ocorrendo uma situação grave em alguns dos endereços pré-cadastrados das escolas e creches do município.
“É um aplicativo com ligação direta aos órgãos de segurança que oferece agilidade no pedido de socorro”, declarou Jacques. Segundo o prefeito, mesmo com chances mínimas de atos de violências contra educandários locais, hipótese reforçada pelo Setor de Inteligência da Brigada Militar em recente audiência com o Executivo, o município vai adotar o sistema para reforçar o quadro de segurança junto à comunidade escolar. “Temos o reforço no policiamento ostensivo nas proximidades dos educandários e câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais interligadas com a Brigada Militar. O aplicativo é mais uma ferramenta para inibir a violência e restabelecer o clima de tranquilidade na comunidade escolar”, afirmou o chefe do Executivo.
Na manhã desta sexta-feira, 05, o prefeito orientou o secretário municipal de Educação, Waldemir Roepke, o Nanaco, para os encaminhamentos necessários do cadastramento de Santo Ângelo e, posteriormente, a disponibilização gratuita às escolas da rede pública local.
Santo Ângelo se somará aos municípios gaúchos de Ijuí, Horizontina, Novo Hamburgo e Porto Belo, que já fazem o uso do aplicativo como forma de reforçar a segurança nos educandários.
 
O SISTEMA
A responsável pelo EducarWeb da ABASE Sistemas, Patrícia Meller, explica que o Segurança EducarWeb é muito simples de ser usado, podendo ser acessado via celular, tanto em dispositivos Android quanto em IOS.
Para garantir a segurança do usuário em situação de perigo, a equipe de programadores da ABASE Sistemas pensou num aplicativo totalmente silencioso e que suspendesse os demais barulhos do celular da vítima enquanto ocorre o pedido de socorro. “Nós pensamos numa entrega de um produto num momento tão sensível que estamos vivendo. Isso mostra o nosso compromisso com os nossos clientes e com a necessidade que todos têm de garantir a segurança dos estudantes e professores”, concluiu Patrícia.