JEPP envolverá 1300 alunos da rede municipal de ensino

  • Sebrae e Rede Municipal de Ensino alinham ações para desenvolvimento de programa de Educação Empreendedora

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 12/05/2023 às 09:58   |   Imprimir

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae com o Governo de Santo Ângelo nas escolas da rede municipal de Ensino, terá continuidade neste ano e a expectativa é do envolvimento de 1300 alunos e 95 professores.
Em reunião realizada nesta semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), foram definidas ações do programa para o ano letivo, com o objetivo desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores nos estudantes do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas e práticas e estimular a participação da rede pública de ensino no programa.
A reunião de formação buscou orientar professores para a aplicação das atividades nos educandários.
Segundo o consultor do Sebrae, Ezequiel Schumann¬¬ Rosa, no último ano o programa foi um sucesso, culminando com uma grande feira no Centro Histórico de Santo Ângelo, envolvendo mais de mil alunos de 16 educandários municipais.
Conforme as coordenadoras do JEPP pela SMEd, Grasiani Ribas e Susana da Costa, a cada ano do ensino fundamental possui uma proposta pedagógica específica, que aborda temas relevantes para a faixa etária dos alunos. “As atividades propostas são voltadas para a prática e a experimentação, o que favorece o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas e a tomada de decisões”, disseram.
“Outro fator de relevância é que o JEPP estimula o trabalho em equipe e o reconhecimento da importância de cada indivíduo dentro do grupo. Com isso, os estudantes aprendem a valorizar suas próprias contribuições e a reconhecer as habilidades e competências dos colegas, o que contribui para um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e produtivo”, explica Ezequiel.
Segundo as coordenadoras pedagógicas, o projeto contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, pois aulas contextualizadas fazem mais sentido e consequentemente desenvolvem a autonomia do aluno.
A proposta do JEPP, no contexto do Programa Cidade Empreendedora, é estimular os alunos a trabalhar o comportamento empreendedor, vivenciando todas as etapas do planejamento até a produção e comercialização dos produtos desenvolvidos. As atividades propostas pelo programa proporcionam aos educandos estímulos a pesquisa, troca de informações, diálogo, descoberta de novas realidades, criando um leque de oportunidades.
Fotos: Divulgação | SMEd