PROJETO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA

ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PROJETO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA
 
Os alunos do 9º ano do ensino fundamental da EMEF Margarida Pardelhas, e EMEF Liberato Salzano Vieira da Cunha foram selecionados para participarem do projeto desenvolvido pelo IFFAR - Campus Santo Ângelo.
O Projeto de Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação, Robótica e Cultura Maker, coordenado pela professora mestre em Ciências da Computação Karlise Soares, tendo como instrutor o estagiário de licenciatura em Computacão, Maurício Bilharva Mello.
A robótica, como solução Maker para escolas, estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. Também desenvolve importantes habilidades e competências como o pensamento crítico, a criatividade, a empatia, a colaboração e a autonomia.
Nas fotos a seguir, alunos desenvolvendo programação em blocos e jogos através do app Scratch, utilização de óculos de realidade virtual.
No app Scratch as crianças aprendem a criar histórias, animações, jogos, explorando outras áreas do conhecimento, como Arte, Literatura, Matemática, Ciências, de forma interdisciplinar.