Governo Municipal reforça auxílio a atingidos pela estiagem

  • Contratação de máquinas amplia capacidade de atendimento aos pedidos de abertura de bebedouros e limpeza e recuperação de açudes

    Assunto: GABINETE  |   Publicado em: 01/03/2023 às 13:28   |   Imprimir

O Governo Municipal de Santo Ângelo segue realizando ações de atendimento à população atingida pela dura estiagem que castiga o Município desde setembro do ano passado. O atendimento praticado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) vem concentrando esforços para atender a demanda de abertura de bebedouros e limpeza de açudes.
O prefeito Jacques Barbosa lembrou que Santo Ângelo teve homologado o decreto de situação de emergência pelos governos federal e estadual dada a gravidade provocada pelos prejuízos que superavam os R$ 143 milhões no início do mês de fevereiro conforme laudos técnicos apresentados pela Emater. “Estamos ampliando os investimentos para atender as demandas e aguardando os repasses federais e estaduais para reforçar ainda mais esse trabalho”, esclarece.
A principal necessidade neste momento refere-se ao abastecimento de água para o consumo humano e animal. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Àlvaro Uggeri Rodrigues, já foram recebidos pedidos de abertura de 88 bebedouros e os trabalhos estão sendo realizados conforme a estrutura permite. Para ampliar essa capacidade de atendimento, ficou definida a contratação emergencial de duas retroescavadeiras para se somar aos maquinários da SDR. A ordem de realização dos trabalhos atendem os pontos mais atingidos de acordo com os laudos técnicos.
O Município também está realizando atendimento de aporte nutricional para as famílias atingidas. O levantamento aponta que são cerca de duas mil famílias e foi feito pedido ao Governo Federal para o repasse de seis mil cestas básicas, com valor unitário de R$ 240,00, para atender esse público pelo período de três meses.
Os encaminhamentos foram tomados na manhã de terça-feira, 28, além do prefeito Jacques e o secretário Àlvaro, também participaram o secretário-adjunto da SDR, Elpídio Alves da Silva; coordenador da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Fábio Saragoso; diretor do Departamento de Compras e Patrimônio, Jefferson Toniazzo e os vereadores Rodrigo Flores, Maurício Loureiro e Vando Ribeiro.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes