Arquiteta doa projeto para a Aldeia Guarani

  • Remodelação prevê uso de materiais ligados a hábitos indígenas e visa melhoria da qualidade de vida

    Assunto: GABINETE  |   Publicado em: 17/05/2023 às 09:07   |   Imprimir

Um projeto de remodelação do espaço e da infraestrutura da Aldeia Guarani Tekoa Pyau foi doado para o Governo Municipal de Santo Ângelo pela arquiteta e urbanista Amanda Schneider Senger. O projeto foi entregue ao prefeito Jacques Barbosa, que já determinou ações na busca da captação de recursos que possibilitem as obras.
Amanda é santo-angelense formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa. O seu trabalho de conclusão de curso abordou a Aldeia Tekoa Pyau, localizada na Ressaca da Buriti.
Com o título de “TEKO: Infraestrutura de Apoio para a Comunidade Indígena Tekoa Pyau”, o projeto de Amanda prevê obras para a infraestrutura de saúde, educação, lazer e trabalho, contando com centro comunitário, espaço para o artesanato, anfiteatro, refeitório e da Escola Estadual Os 7 Tava Mirim, que funciona no local. Também são contemplados espaços externos, como áreas de lazer, horta e composteira e criação de ações sustentáveis para a reutilização da água.
A proposta é de uso de materiais e formato de construções que preservem a identidade cultural indígena. Amanda salienta que para desenvolver o projeto, realizou estudos na aldeia e conversou com os moradores.
O prefeito Jacques Barbosa elogiou o projeto e a disponibilidade da arquiteta, valorizando o espaço, melhorando a qualidade de vida dos indígenas e permitirão, inclusive, um aproveitamento turístico do local. “Vamos trabalhar a complementação do projeto, com as partes elétrica e hidráulica, e buscar os recursos necessários junto ao Governo Federal, que tem valorizado a questão indígena e pode nos alcançar os valores necessários”. Não foi feito um orçamento da obra, já que prevê o uso de materiais considerados alternativos e com características diferenciadas na arquitetura.
A apresentação foi feita ao chefe do Executivo e aos secretários municipais Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais), Nader Awad (Cultura e Esportes), Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania) e João Batista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação). O vereador Gilberto Corazza acompanhou a reunião.
Na Aldeia Tekoa Pyau residem 20 famílias, com cerca de 70 pessoas, em 15 hectares. No ano passado, o Governo Municipal fez a cessão de uso de 5,4 hectares para a aldeia, com investimento de R$ 190 mil.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes