ESF do Bairro Haller contemplada com recurso para ampliação

  • Projeto foi selecionado pela Rede Bem Cuidar com valor de R$ 350 mil

    Assunto: GABINETE  |   Publicado em: 15/09/2023 às 10:13   |   Imprimir

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Haller foi contemplada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para receber recurso de R$ 350 mil destinado a ampliação da unidade. O anúncio dos projetos contemplados no Edital de Processo Seletivo foi divulgado nesta semana pela SES.
Na unidade do Bairro Haller é desenvolvido o projeto da rede Bem Cuidar de atendimento a idosos, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável por meio da atuação de uma equipe multidisciplinar.
O prefeito Jacques Barbosa comentou que a destinação do recurso atende a um projeto com excelentes resultados. “Nossa preocupação é com a ampliação e qualificação dos serviços prestados à nossa comunidade. A ESF do Bairro Haller presta um serviço especial aos idosos e com a ampliação da estrutura poderá avançar ainda mais”.
O vice-prefeito Volnei Teixeira também comemorou a conquista do recurso. “O fortalecimento das unidades de saúde proporciona atendimento mais ágil e descentralizado”, avalia.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Bernardi, afirma que agora o Município aguarda a efetivação do repasse para a contratação e realização das obras.
AMPLIAÇÃO
Conforme a secretária adjunta da Saúde, Andreia Bernardi, a unidade do Bairro Haller disponibilizará sala de vacinas, sala de observação para o paciente ser medicado e, se caso precisar, ficar em observação até estabilizar os sinais e sintomas ou ser encaminhado para a UPA ou hospital. Também contará com auditório para atividades coletivas em saúde , sala de materiais e de esterilização e copa para os funcionários.
A unidade foi premiada no ano passado com o Selo Bronze de UBS Amiga do Idoso. E neste ano alcançou a premiação Ouro, cuja entrega está marcada para o dia 25 deste mês. A Rede Bem Cuidar/RS faz parte do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (Piaps), dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).
Texto: Hogue Dorneles
Foto: Fernando Gomes