Prefeitura e ARFOM estudam ampliação de convênio

  • Prefeito quer que associação também forneça muda de flores para projetos de embelezamento da cidade

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 08/03/2017 às 16:19   |   Imprimir

Em audiência realizada no gabinete do chefe do Executivo Municipal, foi discutida a retomada do convênio mantido pela Prefeitura de Santo Ângelo e a Associação de Reflorestamento de Santo Ângelo (ARFOM), acordo existente desde 1992, porém suspenso desde 2015. O convênio prevê o repasse mensal de recursos à associação e, em contrapartida, a entidade fornece muda de eucaliptos à Secretaria Municipal da Agricultura que repassa para os agricultores. Desde a sua fundação, em 1990, a ARFOM já repassou mais de 1,1 milhão de mudas às propriedades rurais familiares de santo Ângelo.

O prefeito Jacques Barbosa acenou positivamente para a retomada do convênio, porém sugeriu que a cedência de mudas de flores ornamentais ao município seja incluída no acordo, para utilização pela Secretaria do Meio Ambiente no embelezamento de canteiros em avenidas, praças da cidade e nos trevos de acesso. “Estamos trabalhando em um projeto paisagístico para Santo Ângelo e é interessante a parceria com a ARFOM no sentido de abastecer a Secretaria do Meio Ambiente com mudas de flores”, ponderou Jacques, citando como exemplo, o ajardinamento de cidades da Serra Gaúcha, conhecidas pelas ruas e avenidas multicoloridas pelas flores ornamentais de diferentes variedades.

O presidente da associação, Osvaldino Lucca, acompanhado do vice Rogério Auler, do engenheiro florestal Nelson Almeida e dos colaboradores Álvaro Uggeri, Amando Dalla Rosa e José Rauber, apresentou o relatório de atividades e convidou o chefe do Executivo para a participação na Assembleia Geral da entidade, no próximo dia 21, às 20h30mn, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo. Na ocasião, informou Lucca, será discutida a proposta do prefeito para a retomada do convênio.

Acompanharam a reunião o secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros e Antônio Cardoso.

Foto: Fernando Gomes