Plano de Arborização Urbana é apresentado em audiência públi

  • Projeto prevê a reposição e substituição de duas mil árvores em Santo Ângelo

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 03/04/2014 às 16:17   |   Imprimir

A Câmara de Vereadores sediou nesta quinta-feira, 3, audiência pública sobre o Plano de Arborização Urbana de Santo Ângelo. A reunião foi promovida pela Prefeitura de Santo Ângelo, através do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Demam), e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) em parceria com o Poder Legislativo.
Entre as autoridades presentes, estavam o diretor do Demam, José Ricardo Ferreira; o presidente do Condema, Álvaro Uggeri Rodrigues; o presidente do Poder Legislativo, Diomar Formenton; o primeiro-tenente da Polícia Ambiental, Luis Carlos Goulart Moura e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Luis Augusto Persigo, além de vereadores e secretários municipais.
Segundo o diretor do Demam, José Ricardo Ferreira, a audiência pública teve como objetivo principal fazer com que a comunidade faça parte das ações da administração. "O poder público está com toda a estrutura necessária para trabalhar, mas a participação efetiva da população é fundamental", afirmou Ferreira, acrescentando que o Demam está à disposição para oferecer a orientação necessária aos cidadãos que desejam realizar o plantio de árvores em propriedades particulares.
A audiência pública contou ainda com palestra do professor-doutor do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rogério Antônio Bellé. Durante explanação, Bellé destacou a importância do Plano de Arborização Urbana e apresentou algumas diretrizes que devem ser consideradas na elaboração e execução do projeto.
O professor salientou ainda que quando implanta-se o Plano de Arborização Urbana deve-se pensar que se está "plantando o futuro", pois essas árvores poderão durar até 150 anos. Analisando, o conjunto de árvores da área urbana do município, Bellé frisou que as plantas são "velhas" e o novo projeto deve ser pensado para que não seja criado um problema para o futuro.

PLANO
O Plano de Arborização Urbana de Santo Ângelo prevê a reposição e substituição gradativa de mais de duas mil árvores. A primeira via pública que será contemplada com a iniciativa será a Avenida Venâncio Aires, onde deverão ser plantadas cerca de 400 mudas.
Conforme informações divulgadas pelo Demam, existem mais de 105 mil árvores na área urbana de Santo Ângelo. Desse total, 75 % são da espécie Ligustro e estão localizadas em praças e nas principais vias do município, como nas avenidas Venâncio Aires, Getúlio Vargas, Salgado Filho e Brasil.

José Ricardo entende que a partir desta audiência o projeto começará a ser colocado em prática. "Há disposição do Demam em oferecer a orientação necessária à comunidade que deseja proceder o plantio de mudas frutíferas nas residências bem como nas calçadas defronte aos seus imóveis", ressalta.

MUDAS FRUTÍFERAS
Ferreira explicou ainda que o Demam disponibilizará mudas frutíferas. Os moradores dos bairros se mobilizando para o cultivo das espécies preferidas. "A fruta mais solicitada pelas comunidades consultadas pelo Demam é a bergamota", afirmou o diretor do Demam.
- O Demam disponibilizará todo o aporte necessário para o plantio das mudas frutíferas nas residências ou nas calçadas defronte aos imóveis -, finalizou Ferreira.


Fotos: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo