Projeto vai envolver rede pública de ensino na preservação dos recursos hídricos

  • Alunos terão acesso às análises experimentais sobre a qualidade da água dos mananciais de Santo Ângelo

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 26/04/2017 às 15:20   |   Imprimir

O Governo Municipal e o Colégio Tiradentes da Brigada Militar selaram acordo na tarde desta terça-feira, 25, para a execução do projeto de Educação Ambiental que utilizará métodos experimentais para análise dos recursos hídricos de Santo Ângelo e que tem como público alvo a rede pública de ensino. O projeto denominado Conexão Delta - idealizado pela professora do Colégio Tiradentes e da Escola Municipal Margarida Pardelhas, Gracieli Dall Ostro Persich -, é fruto da dissertação da mestranda em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria.

O objetivo do projeto é promover a educação ambiental envolvendo alunos na coleta e análise da água dos mananciais de Santo Ângelo, inserindo crianças e jovens na vivência do método científico para a compreensão da importância da preservação ambiental. O projeto já foi desenvolvido no ano passado com alunos da Escola Estadual Pedro II e Margarida Pardelhas e premiado no Concurso Ambiental “Respostas para o Amanhã”, ficando entre os 25 projetos selecionados no País.

A parceria foi confirmada na reunião entre o prefeito Jacques Barbosa, o secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros e a direção do educandário militar, representados pelo seu comandante capitão Sirlando da Ponte, o 1º tenente Aramis Backof e a professora Gracieli, o vereador Maurício Loureiro, na presença do engenheiro ambiental Maurício Setani e do fiscal Rafael Ramos, ambos da Secretaria do Meio Ambiente do município.

PARCERIA E EXECUÇÃO

O Projeto Conexão Delta será mantido com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada que aprovou a liberação de mais de R$ 28 mil para sua execução e próprios da municipalidade que investirá R$ 3,5 mil. O aporte financeiro, de acordo com o secretário Medeiros, será utilizado na aquisição de equipamentos necessários para a execução da proposta de educação ambiental. Conforme a parceria estabelecida, em contrapartida, o Colégio Tiradentes adotará a área interna do Arroio Tchungum, realizando a manutenção e adoção do espaço em conjunto com o Núcleo Comunitário do Bairro COHAB, através de seu presidente Jerônimo Riechel.

Medeiros disse ainda que a Secretaria do Meio Ambiente investirá recursos na revitalização das margens do arroio, com obras de paisagismo e urbanização em área ao lado da Escola de Tempo Integral Mathilde Ribas Martins (CAIC), tendo ao fundo o Tchungum.

Na audiência, o prefeito Jacques Barbosa destacou a proposição positiva da professora em uma área que exige atenção permanente. “Educação ambiental é fundamental, é um processo de informação contínuo e que precisa envolver crianças e escolas. Esta é a primeira de uma série de ações que pretendemos desenvolver em parceria com o Colégio Tiradentes”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo determinou o encaminhamento do processo licitatório para aquisição dos equipamentos que serão utilizados pelos alunos para a prática da análise da água.

OBJETIVOS

A intenção do Projeto Conexão Delta, segundo explicou a sua idealizadora, é oferecer as escolas públicas de Santo Ângelo a possibilidade de estudar os recursos hídricos de maneira diferenciada, a partir da vivência cientifica. Gracieli defende que ao envolver-se na pesquisa em laboratório e conhecendo mais a fundo o processo cientifico de análise da água, crianças e jovens entenderão a necessidade de preservar o meio ambiente.

Também estão entre os objetivos da proposta, a colaboração com o ensino de ciências através de metodologias inovadoras e diferenciadas nas escolas públicas; o envolvimento da comunidade no estudo e proteção dos recursos hídricos e a melhoria da qualidade dos recursos hídricos. A pretensão é sensibilizar a comunidade sobre a importância da água e da preservação ambiental na melhoria da qualidade de vida em busca da sustentabilidade.

Fotos: Fernando Gomes