Ecos de Verde pede campanhas de conscientização sobre coleta seletiva

  • Associação revelou que há mais de quatro anos a comunidade não recebe orientações sobre a separação de resíduos domésticos

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 18/05/2017 às 15:08   |   Imprimir

A direção da Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde esteve reunida com o prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, agradecendo pelos investimentos realizados pelo Governo Municipal na Usina de Reciclagem, com a construção de cozinha, banheiros e melhorias no espaço destinado à separação e acondicionamento dos materiais, obras inauguradas recentemente, e pleiteando o apoio permanente do Executivo às atividades da entidade. 
A presidente da associação Martiane Nicoletti, o secretário Adair Tomazi e conselheiro Éverson Almeida Nicoletti, disseram ao prefeito que a principal demanda é pela retomada das campanhas de conscientização junto à comunidade para a separação correta dos resíduos domésticos, ação de governo que não ocorre há mais de quatro anos, segundo a direção. “O volume de material separado tem apresentado redução com consequente queda na renda das famílias trabalhadoras. Para reverter esta situação é necessário melhorar a coleta seletiva com a conscientização da comunidade sobre a separação correta do lixo. Estamos há mais de quatro anos sem abordagens de conscientização”, lamentou Martiane. 
MEIO AMBIENTE
Medeiros revelou que uma série de ações está sendo preparada para a Semana do Meio Ambiente que acontecerá de 4 a 10 de junho e, entre elas, uma campanha bastante abrangente sobre a importância e necessidade da separação correta dos resíduos domésticos, atingindo a rede pública de ensino e núcleos comunitários. O secretário do Meio Ambiente adiantou que uma das ações será a retomada do grupo de discussões sobre a reciclagem que também tratará da organização e modernização do sistema de coleta seletiva em Santo Ângelo. 
O prefeito Jacques Barbosa anunciou que vai contatar com a empresa responsável pelo recolhimento do lixo urbano para tratar da otimização da coleta seletiva e assumiu o compromisso de avaliar outras questões inseridas na pauta de reivindicações da associação. “Há interesses comuns entre o Governo e a associação. Podem contar conosco na busca por soluções. Vamos avançar gradativamente”, garantiu Jacques.

Fotos: Fernando Gomes