Semana do Meio Ambiente inaugura a Mostra Ambiental

  • Acondicionamento inadequado dos rejeitos domésticos causa prejuízos às famílias que vivem da separação e gera ônus para o Município

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 06/06/2017 às 17:09   |   Imprimir

Foi aberta oficialmente pelo prefeito Jacques Barbosa a Semana Municipal do Meio Ambiente, em cerimônia realizada no Centro de Cultura, com o lançamento da Mostra Ambiental, que permanece em exposição e aberta à visitação das escolas das redes de ensino de Santo Ângelo até o dia 30 deste mês. 
A Mostra tem por finalidade trazer ao conhecimento da população questões ambientais de sustentabilidade, voltada ao reaproveitamento de material como paletes e madeiras de demolição, além da conscientização para o correto acondicionamento dos resíduos domésticos, com farto material impresso de conscientização para a importância da preservação do meio ambiente. Sustentabilidade ambiental com atitudes positivas é o tema da Semana e também foi o tom do discurso do prefeito na abertura da Mostra. “Precisamos montar estratégias conjuntas e conscientizar a população para a separação correta dos rejeitos domésticos. A coleta seletiva gera renda para famílias e seu acondicionamento adequado, economia para o município. Há muito a avançar. O Governo Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, está fazendo a sua parte, mas é preciso consciência coletiva de sustentabilidade”, assinalou Jacques. Segundo o prefeito, em um comparativo, 80% da arrecadação do IPTU representam as despesas com o custeio do recolhimento do lixo urbano. Para o chefe do Executivo, esta é uma questão que precisa ser debatida com a sociedade.
Também se manifestaram na abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente, a promotora de Justiça da Promotoria Especializada de Santo Ângelo, Paula Regina Mohr, e o secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros. 
A SEMANA
Uma série de atividades voltada à conscientização ambiental da população e ações de limpeza no Rio Itaquarinchim e Arroio Tchungum está programada para a Semana Municipal do Meio Ambiente que estará em destaque até o dia 10 deste mês, promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, Conselho de Defesa do Ambiente e Fundo de Gestão Compartilhada em Saneamento, com o apoio e envolvimento de órgãos públicos do Município e do Estado, organizações não-governamentais e instituição de ensino de Santo Ângelo. Também estão inseridas na programação, palestras, gincanas ambientais, debates e cursos de formação com foco em saneamento. 
As ações que tiveram início na segunda-feira com palestras sobre saneamento básico e ambiental. Durante a semana várias ações socioambientais com mutirões de limpeza e plantio de árvores às margens do Rio Itaquarinchim e no Arroio Tchungum, este último em parceria com a Unimed/Missões, Eco Global Missões e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No sábado está prevista uma grande ação de limpeza das margens do Itaquarinchim, pelo grupo de Escoteiros Medianeira, no trecho entre a Avenida Brasil e Avenida Sagrada Família; e na Área de Preservação Permanente em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. 
PROGRAMAÇÃO
07 de junho – 10 horas: Palestra “Meio ambiente para todos”, no 1º BCom; 14 horas: Gincana Ambiental, no Centro Municipal de Cultura; 14 horas: Ação Ambiental (mutirão de limpeza e plantio de árvores), na Área de Preservação Permanente do Itaquarinchim – Avenida Salgado Filho.
08 de junho – 8h30min: Curso de Formação de Agentes Indígenas com foco em saneamento – Módulo I, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; 9 horas: Palestra sobre Saneamento Básico, no Instituto Federal Farroupilha; 9h15min: Palestra Saneamento Básico e Ambiental, na Escola Concórdia; 14 horas: Circuito Ambiental, às margens do Rio Itaquarinchim; 14 horas: Gincana Ambiental, no Centro Municipal de Cultura; 19h30min: Mesa Redonda sobre Saneamento Básico, com a participação da Corsan, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ministério Público e Ecos do Verde, no Instituto Federal Farroupilha.
9 de junho – 8h30min: Curso de Formação de Agentes Indígenas com foco em saneamento – Módulo II, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; 14 horas: Gincana Ambiental, no Centro Municipal de Cultura.
10 de junho – 9 horas: Ação Ambiental no Arroio Tchungum, em parceria com a Unimed/Missões, Eco Global Missões e Secretaria Municipal do Meio Ambiente; 9 e 14 horas: Ação Ambiental de limpeza às margens do Rio Itaquarinchim. 
18 de junho – 8 horas: 8ª Cavalgada Ecológica, com saída do Largo Tio Bilia até o Distrito de Rincão do Sossego.
23 de junho – 8h30min: Palestra Saneamento Básico e Gestão Ambiental Local, com Daniel Martini, titular da 1ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, no auditório do Centro Municipal de Cultura.

Fotos: Fernando Gomes