Meio Ambiente inicia revitalização da Avenida Rio Grande do Sul

  • Projetos de paisagismo e de ampliação do sistema viário foram aprovados pelos órgãos deliberativos do Meio Ambiente e do Trânsito

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 14/11/2017 às 08:00   |   Imprimir

Um projeto para a revitalização paisagística e de melhoria no sistema viário apresentado pelo Governo Municipal, atendendo ao pedido de uma parcela da população e aprovado pelos conselhos municipais de Defesa do Meio Ambiente e do Trânsito, começou a ser executado nesta segunda-feira, 13, com a retirada do canteiro central na Avenida Rio Grande do Sul, trecho entre a Rua Marechal Floriano e Avenida Venâncio Aires. 
O secretário municipal de Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros explicou que o trecho passará por completa revitalização, com o plantio de grama, substituição das árvores exóticas suprimidas para a execução do projeto e a instalação de acessos para o estacionamento oblíquo. No local, segundo o secretário, em cumprimento ao Plano Municipal de Arborização, serão plantadas árvores de espécies que melhorem o paisagismo e não ofereçam conflito à rede de energia elétrica. Como compensação ambiental pela remoção de 21 árvores e o transplante de outras quatro, o município irá realizar o plantio, monitoramento e manutenção de 270 espécies nativas em passeios públicos e vias do perímetro central da cidade. 
Segundo Medeiros, estas obras integram a primeira etapa do projeto de revitalização dos canteiros centrais da Avenida Rio Grande do Sul, que prevê melhorias no trecho entre as avenidas Getúlio Vargas e Venâncio Aires. Todo roteiro terá o concreto substituído por gramíneas e espécies de árvores contempladas pelo Plano Municipal de Arborização. “Temos a pavimentação dos canteiros completamente deteriorada e com alto custo de manutenção para o município. O projeto prevê a substituição por grama e plantio de árvores conforme de acordo com o plano de arborização. É importante destacar que os conselhos municipais foram consultados e deliberaram o projeto de revitalização. Trabalhamos em sintonia e respeitando os órgãos consultivos e deliberativos responsáveis pela construção das políticas públicas de Santo Ângelo”, afirmou o secretário do Meio Ambiente. 
Medeiros revelou que a segunda etapa, com obras de paisagismo e de revitalização na extensão da Avenida Rio Grande do Sul, da Rua Marechal Floriano até o encontro com a Avenida Getúlio Vargas, só terá início no ano que vem.

Fotos: Tarso Weber