Campanha arrecada 60 toneladas de lixo eletrônico

  • Movimento foi realizado simultaneamente ao Festival Boas Ideias na Praça Pinheiro Machado. Evento recebeu mais de cinco mil pessoas

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 01/10/2018 às 11:22   |   Imprimir

A estimativa dos organizadores do Festival Boas Ideias estima que mais de cinco mil pessoas passaram pelo evento realizado no Largo da Catedral Angelopolitana durante o sábado, 29. O sucesso também refletiu na arrecadação de lixo eletrônico que fechou o dia com cerca de 60 toneladas de eletro-eletrônicos entregue pela população. 
Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, as campanhas realizadas até agora pelo atual gestão somam 135 toneladas de lixo eletrônico coletadas em Santo Ângelo. “A população está consciente sobre a importância do descarte correto dos resíduos eletro-eletrônicos e o volume de arrecadação registra aumento a cada campanha. Todos ganham neste processo de conscientização e preservação ambiental”, argumentou Medeiros.
O recolhimento de celulares, baterias, pilhas, computadores, televisores, impressoras, entre outros equipamentos eletro-eletrônicos, foi uma ação conjunta do Governo Municipal com o apoio e a participação da Unimed Missões, Sindicato do Comércio Varejista de Santo Ângelo (SINDILOJAS), Federação do Comércio do Rio Grande do Sul (Fecomércio/RS), Natusomos, 1º B Com, Lions Club de Santo Ângelo Tiaraju, Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC) e URI Santo Ângelo.
BOAS IDEIAS
Com a oferta de uma série de atrações, o Festival Boas Ideias reuniu grande público no sábado, em especial crianças e alunos da rede de ensino, marcando a abertura em Santo Ângelo da XXV Semana Interamericana da Água e a 18ª Semana Estadual da Água. 
O diretor Administrativo da CORSAN, Alberto Paganella, agradeceu o apoio a do Governo Municipal para que Santo Ângelo fosse sede da abertura da Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul, assim como a cidade de Gramado que teve evento simultâneo. Paganella destacou que o Festival Boas Ideias já reuniu mais de dois milhões de pessoas nas mais de 1500 atividades e ações em defesa da água e do meio ambiente. O diretor também incentivou que a população se conecte a rede de esgoto doméstico para evitar a poluição dos mananciais. “É garantia de qualidade de vida. Nosso compromisso é deixar um futuro melhor para nossos filhos”, afirmou.
A questão também foi levantada pelo prefeito Jacques Barbosa em sua manifestação. “A população tem importante papel na preservação ambiental. Não basta ampliar a rede coletora de esgoto. É preciso que os proprietários de imóveis façam a ligação para o tratamento adequado dos resíduos domésticos. O Itaquarinchim e o Rio Ijuí agradecem”, frisou.
O prefeito acompanhou a programação no sábado pela manhã, participando das atividades da Escola do Chimarrão, onde foi recebido pelo seu diretor, Pedro Schwengber, que divulga o modo de preparo do chimarrão e as propriedades medicinais e nutritivas da erva-mate. 
Entre os atrativos a Casa da Mostra de Educação Ambiental, instalada no Centro Histórico, construída e mobiliada com materiais descartados pela população de forma irregular e coletados pela Secretaria do Meio Ambiente. A casa também sediou a exposição do artesão Jair Amaral, o Chiquinho, com peças feitas a partir de restos de sucata.
O evento também teve show nativista com a Anelise Severo e Jean Kirchoff, apresentação de grupos de danças gauchescas que participaram da inter-regional do ENART, entre outras atrações, como o debate de ideias dos inscritos no Festival. 
O Festival Boas Ideias e as semanas Interamericana e Estadual de Água receberam o apoio do Governo Municipal e teve o patrocínio exclusivo da CORSAN, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES). 
Também participaram da abertura, André Kryszczun, secretário-adjunto da Cultura do Rio Grande do Sul, o superintendente regional da CORSAN João Corin, o gerente da unidade local da Companhia, Arakem Maicá, e os secretários municipais da Cultura, Neusa Cavalheiro, e do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros.

Fotos: Tarso Weber/Fernando Gomes