Município debate Plano de Saneamento Rural

  • Prefeito Jacques define prioridades e anuncia a captação de recursos para investimentos na qualidade de vida das famílias do interior

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 21/11/2018 às 14:25   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa reuniu-se nesta terça-feira, 20, no gabinete do Executivo com o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros e o diretor da pasta, Antonio Cardoso. Na reunião foi apresentado ao prefeito o resultado do diagnóstico sobre o saneamento do meio rural e estabelecidas metas para os próximos anos de governo.
O diagnóstico foi realizado pelo Governo Municipal, por meio das secretarias municipais da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. 
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, foram colhidas informações com os moradores do interior sobre o abastecimento de água, recolhimento de resíduos, aproveitamento de água da chuva, nascentes, esgotamento sanitário, uso de agrotóxicos e destinação das embalagens, produção da área rural e situação do solo. 
Medeiros também expôs ao chefe do Executivo as ações que a secretaria pretende fazer para melhorar o saneamento rural. “Agora que já reunimos as informações sobre as necessidades da população rural, vamos elaborar projetos e articular recursos para os investimentos. Queremos capacitar às agentes de saúde para que elas orientem os moradores sobre a compostagem, para que o lixo úmido produzido na propriedade seja reaproveitado na propriedade”, assinalou o secretário.
Durante a reunião, o prefeito Jacques Barbosa se mostrou preocupado e disposto a buscar recursos em Brasília para que as prioridades elencadas pelo levantamento no meio rural sejam concretizadas de forma rápida e eficaz. “Nos próximos dias estaremos em Brasília e tentaremos articular recursos para investimentos e melhorar ainda mais a qualidade do abastecimento de água para o interior. Essa questão é de extrema importância para o Governo Municipal”, concluiu Jacques.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Jacques argumentou que a Secretaria Municipal de Agricultura vem trabalhando nos poços artesianos no interior do município desde o início da atual gestão. A pasta deve encerrar o ano de 2018 com mais de vinte quilômetros de encanamento instalados e/ou substituídos e a perfuração de três novos poços artesianos, além de obras de cercamento, passeio externo, instalação de dosador de cloro e equipamentos para o monitoramento da vazão e do tempo de funcionamento, em poços artesianos de comunidades do interior.

Fotos: Fernando Gomes