Inicia revitalização do Itaquarinchim

  • Recuperação das margens do rio havia sido anunciada em junho pelo prefeito Andres

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 05/08/2013 às 09:50   |   Imprimir

Iniciaram os trabalhos de revitalização do rio Itaquarinchim. A limpeza e o desassoreamento do leito é uma iniciativa da Prefeitura de Santo Ângelo, através do Departamento de Meio Ambiente (Demam) e das Secretarias de Obras e Transportes.
Os serviços começaram na sexta-feira, 26 de julho, no bairro Castelarim. O prefeito e a vice-prefeita, Valdir Andres e Nara Damião Makvitz, além da primeira-dama e vereadora, Zilá Andres, estiveram no local para acompanhar o início dos trabalhos.
No total, serão recuperados quatro quilômetros das margens do rio Itaquarinchim. O trabalho será executado em sete etapas, de acordo com as sete licenças expedidas para a revitalização das margens do curso das águas.
O trabalho de desassoreamento e limpeza será acompanhado por técnicos da área do meio ambiente. Durante a revitalização será catalogada a ictiofauna, ou seja, serão identificadas as espécies de peixes, existentes no rio Itaquarinchim.
De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí e funcionário do Demam, Luis Augusto Persigo, em estudo realizado foi verificado que a água do rio Itaquarinchim possui a pior qualidade da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí. "Os níveis variam entre um e quatro, sendo um para a melhor qualidade e quatro para a pior. A qualidade da água do rio Itaquarinchim foi classificada em quatro", explicou Persigo acrescentando que por esse índice a revitalização do rio é fundamental.

A INICIATIVA
Na abertura da Semana do Meio Ambiente 2013, realizada em 3 de junho, o prefeito Valdir Andres anunciou a revitalização do rio Itaquarinchim. Quinze dias depois, em 18 de junho, durante a 2ª Jornada Técnica Ambiental das Missões, o chefe do Poder do Executivo, assinou a ordem de serviço para a realização dos trabalhos de desassoreamento e limpeza e instalou o Comitê Municipal de Revitalização do Itaquarinchim, presidido por Luiz Vilmar Denardin.
Na primeira fase de execução do projeto de revitalização do rio Itaquarinchim serão investidos R$ 45 mil. O recurso é oriundo do Fundo de Gestão Compartilhada de Saneamento do município.